Serviço: os problemas típicos nos carros dos dias de frio

Há problemas no carro que só acontecem em dias mais frios – ou, pelo menos, costumam ocorrer com mais frequência quando a temperatura diminui. Confira, a seguir, as dicas do CESVI para evitá-los ou para lidar com eles quando aparecerem. (E não esqueça o seu agasalho antes de sair de casa.)

– Iniciando pelo momento de dar partida no veículo: o reservatório de partida a frio para veículos flex ou etanol deve estar sempre cheio, de preferência com gasolina aditivada. No tempo frio, essa gasolina é injetada no momento da partida, facilitando o início de funcionamento do motor e evitando as partidas em sequência, que geralmente danificam as baterias a médio e longo prazo.

– Falando em bateria, ela também costuma ser mais exigida nessa época, principalmente para os esquecidos de completar a gasolina do reservatório de partida a frio. Caso o veículo apresente partida pesada e oscilação muito forte no painel de instrumentos, procure um autoelétrico para conferir o estado da bateria.

– Quanto ao óleo, verifique sempre o nível dele no motor e utilize um produto com a composição de viscosidade especificada pela montadora para o modelo do seu carro. Óleos mais grossos em baixa temperatura costumam resultar em dificuldade de o óleo circular pelas galerias, o que pode provocar as famosas “batidas de tuchos”.

– Verifique o sistema de desembaçamento do vidro traseiro e os de ventilação, de modo a garantir visibilidade total nos vidros. Em caso de embaçar o para-brisa, coloque o ar-condicionado em temperatura baixa e o seletor direcionado para o vidro. Assim você elimina a condensação.

– Em dias frios, principalmente para carros que passaram a noite expostos a essas baixas temperaturas, utilize a água do limpador de para-brisa para ajudar na retirada de orvalho do vidro – e para isso complete sempre o reservatório de água do limpador adicionando uma pequena quantidade de detergente neutro na água, o que facilitará a limpeza. Aproveite e verifique o estado de conservação das palhetas limpadoras. Elas podem estar ressecadas e deverão ser trocadas para evitar riscos no para-brisa.

– E, como o motorista é o principal fator de segurança ou insegurança no trânsito, cuide para ter o melhor conforto possível dentro do veículo. Acione o sistema de aquecimento de ar, para não passar frio, e verifique se a água do sistema de arrefecimento do motor está no nível, sem vazamentos. Além de responsável por baixar a temperatura de operação do motor, essa água também responde pelo aquecimento do ar interno.

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