O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e, neste processo, há uma grande transferência de calor. Nestes dias excessivamente quentes de verão, essa troca é ainda mais intensa, exigindo cuidados especiais que contribuem para uma melhor performance dos pneus. Segundo Vinícius Sá, gerente de marketing para pneus de passeio, picapes e SUVs da Goodyear, a principal dica para estes dias de calor extremo é fazer a calibragem com os pneus frios, de modo que a diferença de pressão interna seja a menor possível.
“Além disso, é fundamental verificar sempre o alinhamento e o balanceamento, bem como a condição do estepe, que, mesmo que seja novo e nunca tenha sido usado, pode sofrer um desgaste natural pela falta de uso. Vale lembrar ainda que esse é um período de muitas chuvas no final da tarde, portanto, dirija de forma segura, reduzindo a velocidade para evitar a chance de aquaplanagem”, explica Vinícius. Confira abaixo cinco cuidados capitais com os pneus em dias de muito calor:
1) Condições dos pneus: quando os pneus atingem profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores nos sulcos dos pneus, identificados por um triângulo na lateral.
2) Calibragem e Pressão: a pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Portanto, o motorista deve calibrá-los constantemente de acordo com o indicado no manual do proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.
3) Estepe: muitas vezes esquecido, é fundamental para que você não fique no meio da estrada. Nunca se esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda, triângulo e até mesmo um pano para limpar as mãos se necessário. Lembre-se: o fato de nunca ter usado este pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso!
4) Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor manobrabilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite que haja desgaste regular dos pneus e ainda melhora a eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.
5) Rodízio de pneus: o rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo aumento de quilometragem e eficiência, proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito a cada 5.000 quilômetros, ou antes, caso você perceba desgaste irregular nos pneus.