Vai viajar? Realizou a revisão no carro? A checagem completa no veículo é de extrema importância para a segurança do motorista e dos passageiros. Para a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, um item obrigatório e essencial na checagem são os pneumáticos. Eles são o principal elo entre o veículo e o solo eexercem influência direta em todo o comportamento dinâmico de um carro.
“Existem variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, comenta Renato Baroli, diretor Comercial da Bridgestone. Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo, o tipo de piso, o clima e a manutenção correta realizada ao longo da vida útil do pneu. Por isso, os motoristas devem sempre ficar atentos ao TWI (Tread Wear Indicator). ”
O TWI são ressaltos de borracha localizados nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, significa que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’ e interfere na segurança do veículo e se torna passível de autuação pelas autoridades de trânsito. “A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, explica Baroli.
Caso seja constatada a necessidade da substituição dos pneus, é importante observar a quantidade de pneus que precisam ser trocados. O recomendado é trocar os quatro pneumáticos ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Na impossibilidade da troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
Como saber qual é o pneu ideal para o veículo?
Para responder esta pergunta, o motorista precisa saber as medidas de largura, altura (ou série) e aro, além do índice de carga e símbolo de velocidade dos pneus. Estas informações são encontradas no manual do proprietário.
As informações também estão disponíveis na lateral, onde estão localizados os dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra mostra o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu 175/70R13 82T, por exemplo, tem 175 mm de largura de seção, e altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que o pneu suporta uma carga de 475 kg. Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima. Na lateral, também é possível identificar a informação de data de fabricação – e não de validade – do pneu.