A eletrônica embarcada que temos hoje nos automóveis depende de muita tecnologia. E, para toda essa tecnologia funcionar, o veículo conta com um item de extrema importância: a bateria. Muitas vezes esse componente até passa despercebido, mas a bateria é responsável pelo funcionamento do travamento elétrico das portas, do som e até mesmo do ar-condicionado do carro, entre outros recursos.
Por isso, é importante que você saiba cuidar da bateria do seu veículo. E trocá-la quando for o caso. Abaixo, relacionamos alguns cuidados nesse processo.
- Vai ficar muito tempo sem usar o carro? Desconecte a bateria. Assim você evita que haja consumo de componentes eletrônicos.
- Precisa trocar a bateria? Tem certeza? Às vezes, o problema está no alternador, que não está fazendo a carga devidamente.
- Se o caso for mesmo de troca, verifique as especificações de capacidade do equipamento original do veículo, definido em ampères-hora, para adquirir o modelo correto de bateria.
- Você mesmo vai fazer a troca? O primeiro passo é soltar o sistema de fixação da bateria na carroceria. Lembre-se de que itens como códigos de programação de rádio e relógio podem perder a configuração com a retirada da bateria.
- Verifique o lado da polaridade da bateria. Na retirada, desconecte primeiro o polo negativo (-), para só então desconectar o polo positivo (+).
- Cuidado para mão inverter os polos na hora da instalação. Uma inversão pode provocar danos irreparáveis no módulo eletrônico de injeção.
- Na hora de ligar, primeiro ligue o polo positivo (+) e só depois o negativo (-). Assim você evita um curto-circuito entre a ferramenta e a carroceria do veículo.
- Com a ligação feita, retire a embalagem plástica da nova bateria e prenda-a com o sistema de fixação original do veículo.