Procedimento identifica problemas no sistema de injeção como perda de desempenho e consumo excessivo de combustível
Endoscopia, aquele exame chato, não é só realizado em humanos. Carros também passam por endoscopia, mas automotiva. Perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e danos no catalizador, na sonda lambda e outros componentes. Esses são sintomas apresentados pelo veículo quando ele está com o sistema de injeção contaminado. E para eliminar esse problema e garantir que a performance do carro não seja prejudicada é preciso realizar um procedimento denominado “Endoscopia Automotiva”.
Segundo Roberto Piva, Gerente Nacional de Manutenção da Campneus, Revendedora Oficial da Pirelli, o nome do serviço é parecido com o procedimento médico realizado em seres humanos devido às semelhanças no trabalho. “Durante a endoscopia médica os profissionais conseguem identificar os problemas de saúde das pessoas com a introdução de um cabo com uma câmera na ponta no sistema digestivo. No automóvel funciona da mesma maneira: introduzimos no sistema de injeção um equipamento de última geração para identificar quais componentes estão contaminados com sujeiras que estão prejudicando o motor. Após diagnosticarmos o problema, mostramos ao proprietário qual o ‘melhor remédio’ para tratar esse problema”, afirma.
Piva ressalta que a endoscopia é realizada previamente para a identificação de quatro problemas:
- Contaminação dos bicos injetores:Os bicos injetores tem a função de pulverizar o combustível dentro do cilindro do motor. Quando estão sujos, acabam injetando o combustível em excesso ocasionando aumento do consumo e falhas no funcionamento do motor;
- Contaminação do corpo de borboleta:O corpo da borboleta ou TBI é responsável em permitir a passagem de Ar para o motor durante a aceleração. Em veículos com acelerador eletrônico o acumulo deste resíduo compromete a abertura da “borboleta”; prejudicando o desempenho do motor;
- Contaminação do controlador de marcha lenta:O controlador de “Marcha lenta” como seu próprio nome informa, é responsável por manter o motor em funcionamento em baixas rotações. Fica localizado junto ao corpo de borboleta, permitindo passagem de ar por um pequeno “furo”;
- Carbonização:a formação de depósitos escuros como “borras”, manchas nas partes internas do motor (pistão, válvulas e cabeçote), possuem o aspecto seco e duro.
O tempo de duração do serviço prévio é de 10 a 15 minutos e deve ser feito por um profissional treinado tecnicamente.
“Após o diagnóstico, indicamos a limpeza completa do sistema de injeção que engloba quatro serviços: descarbonização na câmara de combustão e componentes, limpeza do controlador de marcha lenta, limpeza do corpo de borboleta e limpeza do bico injetor. São procedimentos que garantem benefícios como a redução de até 5% no consumo de combustível, reduz a emissão de poluentes, devolve o desempenho perdido e evita despesas com trocas prematuras de componentes de injeção”, finaliza o executivo.