Na indústria automóvel, antes de um fabricante começar a produção de um novo modelo, existe a fase de concepção e protótipo. Muitos servem para testar tecnologia, outros para medir o interesse no design. Há ainda modelos criados para algumas ocasiões especiais. Estes são a base para a continuação do desenvolvimento do modelo, e findo esse processo são guardados e até destruídos.
Desta forma, tomar contato com um automóvel conceitual, por vezes único, não é algo que acontece todos os dias, mas a Shelby quer mudar esse paradigma. O fabricante promete criar um turbilhão de emoções dos colecionadores, pois decidiu colocar à venda, via leilão, 15 modelos protótipos.
Os preços de licitação iniciais começam nos 100 mil dólares, e na lista, constam modelos como o conceito Shelby GT/SC de 2007; o Mustang GT350 (que serviu de Pace Car no NASCAR); ou o protótipo Shelby 1000 (de 1000 cavalos). Constam ainda dois Shelby 289 FIA Cobra (o primeiro e o 50º construído); o Cobra 427 alimentado a hidrogênio; ou o Raptor Baja 700.
Um desses automóveis únicos já foi vendido: o 1-of-1 “Need for Speed” Shelby GT500, construído para o game Need For Speed: The Run. Fato: a coleção de alguns (ricos) colecionadores ficará bem mais polpuda com estas aquisições únicas