Nova ferramenta reforça a experiência e permite conhecer em detalhes os produtos da marca, suas versões, equipamentos e tecnologias
A Nissan segue diversificando e evoluindo no processo de integração do mundo digital com as atividades de conhecimento e compra dos veículos, permitindo aos clientes viver uma nova experiência, mais dinâmica e ágil, em seu conceito “Shop@Home“. Por isso, está lançando o Showroom Virtual Nissan, mais um avanço na digitalização do processo de compra de automóveis que permite a imersão interativa com os produtos Nissan por meio de realidade virtual, fotos e vídeos que destacam os seus atributos e tecnologias, em um ambiente democrático aos dispositivos.
A novidade reforça mais uma vez que para a Nissan a digitalização é fundamental quando se trata de falar sobre negócios, satisfazer os clientes e se adaptar a novas formas de trabalho. Tanto que ela está 100% integrada ao site institucional da Nissan e pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico como celular, tablet ou computador.
O Showroom Virtual Nissan conta com facilidades como a comparação de equipamentos entre versões, apresentação de opções de acabamento e a explicação do funcionamento das tecnologias embarcadas nos veículos.
A experiência permite ver os detalhes e atributos de cada versão, bem como ter a mesma sensação sensorial do mundo físico. Por sua vez, a Realidade Aumentada (RA) permite aos clientes simular que um dos veículos da Nissan esteja dentro de suas próprias garagens, podendo testar no ambiente físico, antes mesmo de adquirir um dos produtos da Nissan.
“A Nissan segue sendo uma referência na transformação digital e o Showroom Virtual Nissan é um novo passo nessa direção. Ele facilita a jornada do cliente e permite que o usuário possa ter todos os detalhes de nossos veículos de maneira muito interativa usando seus dispositivos eletrônicos estejam onde estiverem”, afirma Tiago Castro, Diretor Sênior de Marketing e Vendas da Nissan do Brasil.
É mais uma ação alinhada ao Nissan NEXT, o plano de transformação global da marca que está comprometido com a inovação constante para as novas gerações, e segue as mudanças transversais que estão sendo realizadas em toda a empresa. Este plano inclui desde novos serviços de mobilidade até soluções para melhorar a experiência do cliente, como a jornada digital.
“O conceito ‘Shop@Home‘ da Nissan leva em consideração a integração da jornada do cliente entre o ambiente físico e digital durante as 5 etapas: Descoberta, Consideração, Compra, Entrega e Propriedade. Com foco nestas etapas, evoluímos nossa estratégia de transformação digital do negócio”, explica Marcelo Santiago, gerente sênior de Customer Experience da Nissan América do Sul.
A empresa vem avançando nessa frente com ações como a digitalização do processo de compra de automóveis. Em 2020, lançou no Brasil sua plataforma de e-commerce chamada de “Loja Virtual Nissan”, a única com ciclo 100% online de compra de carro zero quilômetro.
Além disso, conta com inovadoras ferramentas de assistência virtual em sua página eletrônica institucional, como o Chatbot, que usa Inteligência Artificial (IA) para atender, tirar dúvidas e até mesmo vender veículos de maneira ágil e personalizada. Também com auxílio da Inteligência Artificial, o WhatsApp da Nissan disponibiliza o test drive de forma automática e integrada com a rede de concessionários e ainda permite falar sobre revisão periódica e assistência para o usuário. Soluções criadas para trazer facilidade e comodidade para nossos clientes.
Como suporte desta operação, a empresa criou o Nissan Customer Innovation Hub, uma consultoria digital da marca treinada para atender as pessoas de maneira ágil e precisa. Assim, os processos são acompanhados e nova oportunidades de evolução também são avaliadas no dia a dia.
A estratégia de transformação digital da Nissan resultou em um aumento de 54% nas vendas realizadas pelo canal e-commerce no Brasil durante o ano fiscal de 2020, que terminou em março. Além disso, também cresce o relacionamento com o cliente por meio de ferramentas antes não convencionais. As interações pelo WhatsApp, por exemplo, já tornaram essa ferramenta o segundo maior canal de contato entre cliente e a marca. Como resultado, as vendas que tiveram origem em contatos realizados por esse canal evoluíram em mais de 10 vezes em relação ao ano anterior.