Siemens desenvolve linha de produção de carros elétricos VW

Fabricante alemã de veículos pretende aumentar para 89% o grau de automação no Body Shop (montagem da carroceria) e para 28% no Final Assembly (linha de montagem final)

A Siemens está trabalhando para equipar a linha de produção de carros elétricos da Volkswagen na fábrica em Zwickau, na Alemanha. A empresa já forneceu produtos e sistemas de automação que aumentarão a versatilidade da montadora na fabricação em massa de diferentes modelos de veículos elétricos.

Com as soluções da Siemens, a Volkswagen espera fabricar até um milhão e meio de carros elétricos por ano até 2025. A fim de permitir este nível de produção em massa, a fábrica em Zwickau será completamente convertida para carros elétricos e amplamente digitalizada até o final de 2020.

Os carros elétricos são baseados na plataforma MEB (Modular Electric-Drive Matrix), composta por uma bateria e dois eixos, no qual, um ou ambos são acionados eletricamente, dependendo do projeto. As linhas de produção dos modelos da plataforma MEB são baseadas na 6ª geração do padrão VASS (Volkswagen Audi Seat Skoda). O padrão VASS inclui soluções de automação para hardware, software e visualização, bem como material para treinamento de aplicação e requalificação.

“A grande vantagem do padrão VASS é que a Volkswagen também pode aplicá-lo de acordo com o respectivo plano de produção em suas outras fábricas”, explica Bernd Mangler, vice-presidente sênior de Soluções Automotivas da Siemens Digital Industries. “O novo padrão VASS é um passo importante para a posterior digitalização da produção da Volkswagen. Ele oferece uma série de benefícios, tais como a capacidade de controlar uniformemente os parâmetros operacionais das máquinas de produção, bem como a comunicação perfeita entre as máquinas, com o objetivo final de aumentar a produtividade e a eficiência na produção”, enfatiza o executivo.

“Com o padrão VASS oferecemos um sistema elementar para manter a produção estável e facilitar a produção em massa de diferentes modelos na mesma linha. Ao mesmo tempo, estamos criando uma base consistente para uma maior digitalização dos processos produtivos”, explicou Thomas Zembok, Diretor de Automação Industrial e Produção Digital da Volkswagen AG.

A primeira de duas linhas do Body Shop (montagem da carroceria) e do Final Assembly (montagem final) já foi implementada e a produção em série já começou. A segunda linha já está sendo desenvolvida e está programada para entrar em operação no final de 2020. A tecnologia Siemens está sendo utilizada em ambas as linhas e inclui o TIA Portal (Portal de Automação Totalmente Integrado), controladores Simatic, painéis HMI (Interface Homem-Máquina) e PCs industriais. Esta tecnologia é um dos principais propulsores para o aumento da automação no Final Assembly de 17% para 28% e no Body Shop de 85% para 89%.

A integração em outras etapas da cadeia também está avançando como, por exemplo, com o uso de AGVs (Automated Guided Vehicles) no campo da logística. Seis modelos baseados na plataforma MEB para três marcas do grupo estão programados para serem produzidos em Zwickau a partir de 2021. O modelo ID.3 é o primeiro desta nova geração de veículos elétricos produzidos desde novembro nesta linha de produção.

“Queremos aumentar o grau de automação nos nossos processos de produção, reduzindo simultaneamente a complexidade. Optamos por trabalhar com a Siemens, nosso parceiro de longa data e uma das empresas líderes em automação industrial e digitalização, porque eles têm a experiência de aplicação necessária nesta área”, conclui Thomas Zembok, da Volkswagen AG.

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