Com o agravamento da pandemia da Covid-19 muitas instituições continuam necessitando de doações
A segunda onda e as variantes da covid-19 presentes em diversos estados brasileiros acentuaram a pandemia, agravando a situação ainda mais para os trabalhos das instituições sociais. Diversas organizações buscam doações para continuar oferecendo seus atendimentos e a tecnologia pode ser uma aliada.
Apps e sites, por exemplo, fornecem mecanismos que facilitam o processo de doação para as instituições. Segundo pesquisa da GeekHunter, empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia, o aumento do setor chegou a 310% no ano passado. “Era comum as organizações trabalharem com bazares, eventos e reuniões para arrecadar itens e valores financeiros. No início da pandemia houve uma grande movimentação para doação, como o movimento das lives grandiosas, por exemplo, mas não se tornou uma cultura”, lamenta Rodolfo Schneider, gerente de captação de recursos do Marista Escolas Sociais.
Doações são essenciais para o período
No Brasil, a fome voltou a crescer nos últimos anos. São 19,1% milhões de brasileiros que vivem em um quadro de insegurança alimentar. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan).A pesquisa apontou um crescimento de quase 20% de domicílios em 2018 para o final do ano passado. Subindo de 36,7% para 55,2%. É nesse contexto que as instituições sociais mais atuam durante a pandemia. “Nas áreas de vulnerabilidade social que a atuação se faz ainda mais necessária, seja na saúde, alimentação, educação, as organizações se mostraram importantes e significativas dentro das comunidades”, reforça Schneider
Todos podem contribuir
As doações podem influenciar e transformar a rotina das famílias que estão passando por esse momento. “A máxima que todos podemos contribuir é verdadeira, em menor ou maior quantidade, muitas vezes as opções estão apenas a um clique de todos, nos nossos celulares”, afirma Schneider.
Os sites e apps aproximam as pessoas das instituições. Confira uma lista de cinco oportunidades de fazer doações e praticar a solidariedade.
1) Doe sem gastar um centavo a mais com isso
O site impostosolidario.org.br ensina o usuário a destinar parte do seu Imposto de Renda para instituições sociais afetadas pela pandemia. Menos de 3% dos contribuintes fazem essa destinação e o potencial de arrecadação chega a 4 bilhões que beneficiariam milhares de instituições sociais. No site é possível conferir o passo a passo e conhecer histórias inspiradoras na área da educação
2) Doe com ações
O aplicativo Ribon permite que usuário faça doações gratuitamente para ONGs. Criado por brasileiros, a plataforma permite conhecer diversas causas humanitárias e doar por meio de clicks e moedas virtuais para diversos projetos patrocinados.
3) Doe com o aplicativo
O Picpay, app e conta digital possui a central de doações do aplicativo, com ela é possível consultar causas sociais espalhadas em todo o território nacional, e fazer a sua doação utilizando apenas um clique.
4) Doe para campanhas
O aplicativo Joyz foi criado para conectar aqueles que querem ajudar com aqueles que precisam de ajuda. A rede promove impacto e campanhas do bem, com diversas histórias prontas para receber contribuições financeiras.
5) Doe e seja voluntário
O site atados.com conecta pessoas ao trabalho voluntário, mesmo em casa e durante o período de isolamento social, o site permite que as pessoas se tornem embaixadoras digitais e doem para entidades ligadas ao combate à fome.