Projeto foi liderado pela área de User Experience (UX) do Stellantis Design South America em parceria com a Soundthinkers
A Fiat apresentou a sua nova identidade sonora em 2021, como parte do amplo processo de reposicionamento da marca. Agora o Sound Design da Fiat acaba de ser premiado no International Sound Awards (ISA) 2022, na categoria Audio Branding. O prêmio é concedido aos melhores projetos, produtos e serviços das áreas de tecnologia de som e música em diversas categorias, sendo analisado por um júri internacional de especialistas.
“Ficamos muito orgulhosos com a premiação no International Sound Awards 2022. É uma prova de que estamos no caminho certo na forma como pensamos os nossos produtos e serviços, e como construímos relacionamentos com os diversos públicos. Neste caso, buscamos criar uma impressão digital sonora para encantar”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
O projeto inicial lançado no ano passado foi liderado pela área de User Experience (UX) do Stellantis Design South America, com a criação do conceito e direcionamento estratégico sonoro feitos pela Soundthinkers. Para a criação do Sound Design da Fiat, premiado no ISA 2022, foi mobilizado um time de profissionais, que dedicou mais de 800 horas de trabalho entre entrevistas, pesquisas, análise de arquivos e concorrentes do mercado, escuta e estudo. Tudo para traduzir o propósito da Fiat e o desejo de criar novas conexões com as pessoas através de um som único com uma linguagem pop, utilizando samples, remixes e novos artistas, quente, para remeter à origem da marca, diversa e relevante, com moods que se conectam com cada momento da jornada de nossos clientes.
Neste ano, a experiência sonora foi ampliada para os veículos da Fiat, sendo aplicada na linha 2023 da Toro e do Pulse, e no recém-lançado Fiat Fastback. Nestes modelos o usuário passou a ter uma jornada auditiva mais amigável em todos os alertas e sons emitidos pelo carro, desde a entrada no veículo, passando pelas diversas etapas enquanto está dirigindo, como o aviso de ausência do cinto de segurança e o alerta do sensor de estacionamento, até sair do carro.