Além de possibilitar test drive virtual, Volanty, pioneira no segmento, higieniza e entrega o automóvel em todo o País
Comprar sapatos, roupas, livros ou presentes pela internet é algo muito comum. Mas, provavelmente comprar um seminovo online, com a qualidade, praticidade e eficiência ainda era algo inimaginável até o início da pandemia de covid-19.
A Volanty, primeiro marketplace digital de seminovos no Brasil, possibilita a compra online de seminovos selecionados. Desde março, a startup carioca, que possui centros de atendimento no Rio de Janeiro e São Paulo, está realizando vendas exclusivamente online dos seminovos do catálogo. Também é possível comprar um seminovo sem sair de casa.
“O potencial comprador pode verificar todos os detalhes do carro, pedir que o técnico faça um test-drive para que possa acompanhar, e fechar negócio, tudo isso sem sair do sofá de casa.” conta Maurício Feldman, CEO da plataforma que viu as vendas de maio superarem as de abril.
O atendimento é realizado com hora marcada, e é possível ver todos os detalhes com um tour 360 pelo automóvel. O carro é enviado – totalmente higienizado – para a casa do comprador em todo o Brasil. Além de ser um carro selecionado, os veículos seminovos presentes no catálogo da Volanty possuem 1 ano de garantia que inclui mais de 19 itens do automóvel, entre eles câmbio, motor, sistemas elétricos e eletrônicos, ar condicionado, direção e sistema de arrefecimento, e possibilidade de devolução em até 9 dias, ou até a marca de 600 quilômetros rodados a partir da venda.
Segundo Maurício, a expectativa para o crescimento nas vendas online é positiva para os próximos meses. “Com a pandemia, o consumidor fica mais cauteloso ao investir em um carro novo por conta dos custos, e por isso a venda de seminovos tende a crescer.”
Foi o que aconteceu em maio, por exemplo. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores) para cada automóvel novo emplacado, 6 modelos usados ou seminovos foram vendidos no último mês. Em abril, eram apenas três modelos para cada zero quilômetro.
Atualmente a startup conta com 1.200 carros no catálogo e já realizou mais de 8 mil inspeções nos mais diversos tipos de veículos.