Projeto Goma é liderado pelo Facebook no Brasil e pela consultoria EmpregueAfro; Parceria faz parte das ações do Diverse Mentoring Stellantis Program na América do Sul
Seguindo seu posicionamento de tornar a diversidade um valor real e prático na organização, a Stellantis aderiu ao Projeto Goma, liderado pelo Facebook no Brasil e pela consultoria EmpregueAfro. O programa é uma plataforma online e gratuita de capacitação para empresas e profissionais que buscam aprender como mentorar um profissional negro rumo a cargos de liderança. A iniciativa vai promover encontros e dar suporte a uma comunidade que busca transformar pensamentos em ação em busca de um futuro com mais lideranças negras.
Na Stellantis a orientação para profissionais negros vai acontecer dentro do Diverse Mentoring Stellantis Program, programa de mentoria criado em 2020. Inicialmente com foco no desenvolvimento de mulheres, a ação foi ampliada esse ano para beneficiar também o público PCD, negros e negras e LGBTQIA+ da empresa. O programa consiste em encontros periódicos e conteúdos formativos durante oito meses. Neste ano, 50 profissionais farão parte do novo grupo de mentorados que participarão de mentorias tanto internamente como através de parcerias como o Projeto Goma e o Projeto Mulheres Positivas, em parceria com a Tim.
“A Stellantis é uma empresa que nasceu recentemente, mas que já traz em seu DNA o foco nas pessoas e a diversidade como propósito. Queremos garantir que as pessoas que fazem parte do nosso time sejam livres, mas, principalmente, acolhidas e respeitadas em suas características mais singulares”, destaca Leonardo Barbosa, Head de Gestão e Desenvolvimento de Talentos, Diversidade & Inclusão e Design Organizacional para a América do Sul na Stellantis.
A empresa tem uma governança específica para D&I formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, raça, PCD e LBTQIA+. Os grupos são formados por funcionários (as) voluntários (as) com o apoio de um (a) diretor(a) sponsor, que são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos, conduzir capacitações e ações de sensibilização.
“As iniciativas têm como foco trazer a diversidade para o dia a dia da nossa atividade, deve estar presente na maneira como nos relacionamos com nossas equipes, nas tomadas de decisão das lideranças influenciando o desenvolvimento de novas ideias e solução”, defende.
Através do Conselho de Clientes do Facebook Brasil, além da Stellantis, também fazem parte do Projeto Goma empresas como AlmapBBDO, Ambev, Blinks Essence, Coca-Cola Brasil, FLAGCX, General Motors, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Natura, Nestlé, Netflix, Pepsico, Publicis, Raccoon, Santander, Stellantis, SUNO Creators, Unilever, Wieden + Kennedy, WMcCann, e Wunderman Thompson.