Modelo estreia a presença da marca com oferta de motorização 1.0 no Brasil, com preço a partir de R$ 68.990
Acessível, inovador, prático, inteligente e com atitude SUV. Assim é o Novo C3, grande novidade da Citroën para o mercado brasileiro em 2022. Primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul, o Novo C3 é um hatchback moderno, forte e cheio de personalidade, por onde a Citroën expressa toda sua originalidade.
Ousada, viva e autêntica, a Citroën gosta de fugir do senso comum, sempre com muita cor, movimento e criatividade. O Novo C3 traz tudo isso – e um tanto mais. O modelo oferece excelente altura livre do solo (uma das maiores da categoria) e posição de dirigir inigualável, além do conforto reconhecidamente Citroën e um dos melhores espaços internos do segmento. Unindo atributos de um hatchback com os de um SUV, o Novo C3 consegue oferecer o melhor dos dois mundos, com alto nível de qualidade e conectividade. Posicionado na faixa de preço próxima de modelos menores, mas com o porte de um B-Hatch, o C3 entregará ao cliente um produto com a excelência Citroën, cabine ampla e o maior porta-malas entre seus principais competidores por valores altamente competitivos.
O Novo Citroën C3 foi desenvolvido por uma equipe multicultural em diversos continentes, além de se beneficiar da sinergia global da Stellantis. Sua versatilidade começa pela variante da moderna plataforma modular CMP, que estreia no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na unidade.
Flexível e já consolidada em diversos produtos de sucesso da Stellantis, a variante da plataforma CMP permite ao Novo C3 reunir atributos que pareciam inconciliáveis há alguns anos: praticidade de um hatch, atitude SUV, cabine ampla, um grande porta-malas e, é claro, o conforto de um Citroën. A tecnologia desta nova arquitetura permitiu à marca criar um produto que atendesse a todos os desejos de seu cliente com uma acessibilidade única.
O Novo C3 chega ao mercado mais brasileiro do que nunca, com 70% de nacionalização, incluindo os modernos motores 1.0 Firefly e 1.6 16V EC5 produzidos nas fábricas de motores de Betim (MG) e Porto Real. Seu desenvolvimento levou em conta a nova realidade da indústria global e a importância da racionalidade durante todo o ciclo de vida do carro. Por isso o Novo C3 também chega ao mercado com um dos menores custos de manutenção e reparo do segmento.
Fruto de um investimento global superior a R$ 1 bilhão, o novo C3 foi desenvolvido por um time com mais de 100 engenheiros, tendo rodado mais de 1 milhão de quilômetros para chegar a um produto inovador, acessível, confortável e com a qualidade que o cliente sul-americano tanto exige. Conheça a seguir todos os detalhes de um novo hatchback para uma nova Citroën.
O Novo C3 é o início de uma nova era para a marca, e isso fica claro no primeiro olhar. Os icônicos Deux Chevrons (dois Chevrons, em francês), que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna (DRL) de leds nos ousados faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.
A atitude SUV se apresenta com um design que transmite robustez e força sem ser agressivo, com linhas verticais e vincos pronunciados ao longo de toda a carroceria. A dianteira carrega um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta, aliando força ao estilo ao mesmo tempo em que protege o veículo de pequenos contatos no dia a dia. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber elegantes molduras embelezadoras que ajudam a destacar o design único do Novo C3.
Nas laterais, o modelo carrega signos da atitude SUV de cima a baixo, começando pelas exclusivas barras de teto longitudinais, e passando pelos vincos que saem das extremidades da carroceria e levam seu olhar em direção ao centro do modelo. Arcos nos para-lamas agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria. E, por falar em proteção, o Novo C3 pode receber os exclusivos Airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria e dar mais robustez ao modelo, além de deixarem o estilo do C3 ainda mais impressionante.
Toda essa ousadia e versatilidade continua na traseira, com lanternas que se integram completamente às linhas do veículo enquanto carregam uma identidade visual única, para que o Novo C3 se destaque nas ruas de dia ou de noite. O para-choque com um amplo elemento preto na parte inferior une proteção reforçada, estilo e praticidade, ocultando sujeiras acumuladas do dia a dia.
Não é só por fora que o Novo C3 reúne praticidade, estilo e ousadia. Seu interior foi pensado para entregar virtudes normalmente presentes apenas em modelos superiores, com um amplo espaço interno, a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” e o maior porta-malas entre os primeiros concorrentes do segmento.
Com 3,98 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, a cabine do novo C3 entrega muito conforto e uma posição de dirigir elevada, como em um SUV. Seu 1,60 metro de altura e 1,73 metro de largura, inclusive, estão entre os melhores do segmento. O motorista terá os principais comandos à mão, em um painel que une forma e função.
Elementos cromados podem destacar as ousadas saídas de ar-condicionado laterais verticais, enquanto os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console. E como estilo também deve ser acessível, todo C3 terá painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto.
No meio disso tudo fica outra exclusividade do Novo C3: o Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa central multimídia reúne, em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.
O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.
Macio e confortável, o banco traseiro com cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça em todas as posições inclui fixação para cadeirinhas no padrão Isofix/Latch, garantindo a segurança de seus ocupantes, independente da idade. E como, com uma grande família, vem muita bagagem, o Novo C3 é a opção ideal pois oferece o maior porta-malas do segmento entre os principais concorrentes.
São 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo, permitindo a colocação das mais diferentes bagagens. A tampa sempre tem fechadura elétrica e possui abertura ampla.
O Novo C3 chega ao Brasil com duas opções de motores consagradas no país: o 1.6 16V da família EC5 com até 120 cavalos e 15,7 kgfm e o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm. Produzidos no Brasil, os dois motores flexíveis reúnem baixo custo de manutenção, robustez e suavidade de funcionamento.
O 1.0 Firefly marca a estreia da Citroën neste segmento no Brasil. Já consagrado na Stellantis, ele reúne as principais tecnologias da indústria, com corrente de comando silenciosa “for life”, sistema de pré-aquecimento de etanol e coletor de escape integrado ao cabeçote, além da ótima entrega de torque em baixa rotação desejada por todos os consumidores. O propulsor será oferecido sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Igualmente consolidado no mercado, o 1.6 16V EC5 alcança até 120 cv ao mesmo tempo em que apresenta um funcionamento silencioso e suave. Sua calibração, aliada ao comando de válvulas de admissão variável em fase, possibilita uma boa entrega de torque desde as rotações mais baixas. Este motor poderá ser associado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis com opção de trocas sequenciais — além do exclusivo modo Eco, que melhora ainda mais a eficiência do modelo. O novo C3 também virá de série com indicador de trocas de marcha e monitoramento de pressão dos pneus em todas as versões, para que o motorista sempre tenha condição de fazer a condução mais eficiente.
As diferentes opções de trem de força fazem proveito da solidez da variante da plataforma CMP, com 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo. Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o novo C3 tem ângulo de ataque de 23° e ângulo de saída de 39°. Em um hatch com atitude SUV isso significa muito mais capacidade para encarar as mais diferentes lombadas, valetas, buracos e mesmo estradas de terra no dia a dia ou em viagens.
Sempre com 15 polegadas, as rodas com pneus de perfil alto (195/65) dão mais conforto sem comprometer a performance e segurança, com baixa rolagem de carroceria e estabilidade a qualquer velocidade. Tudo para que o efeito “tapete voador” criado e mantido pela Citroën continue no Novo C3.
O novo C3 estreia nas lojas em sete versões de acabamento, incluindo as especiais First Edition 1.0 e 1.6. A porta de entrada para o mundo Citroën acontece no pacote Live 1.0, que já vem completo. Entre os principais itens de série há direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna (DRL), vidros dianteiros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo.
O C3 Live Pack 1.0 soma a exclusiva central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conector USB no console, volante com comandos do som e bluetooth e banco dianteiro do motorista com ajuste de altura entre os principais itens de série.
A versão Feel está disponível com motores 1.0 ou 1.6 16V e agrega vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna (DRL) de leds, rodas de liga-leve de 15”, barras longitudinais no teto, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria.
Quem busca ainda mais conforto pode optar pelo C3 Feel Pack 1.6 16V automático. Nele, o pacote de equipamentos é complementado com câmera de ré, volante com revestimento exclusivo, rodas liga-leve de 15” diamantadas, faróis de neblina e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e modo eco.
E para celebrar este momento histórico da Citroën e do C3, a marca prepara duas ações especiais. A primeira é a série limitada First Edition, com motor 1.0 ou 1.6. Ela acumula todos os itens do pacote Feel (1.0) e Feel Pack (1.6 16V Automático) com um visual único e terá somente 2.000 unidades. Nela, as barras longitudinais do teto são pintadas de cinza, os faróis de neblina recebem uma moldura branca, as laterais carregam Airbumps exclusivos e a cabine adota tapetes especiais, com a identificação First Edition. O nome da série especial também está nas placas de identificação nas portas e no porta-malas e a pintura metálica bitom é de série.
O Novo C3 First Edition também terá um lote exclusivo de 100 unidades, com venda exclusivamente online, chamado de Citroën C3 1st Edition NFT. Os clientes que adquirirem o modelo irão ganhar uma arte em NFT (token não fungível) criada pela artista Naíma Almeida. Depois da compra, cada consumidor poderá customizar sua arte a partir de um site, criando um desenho único e exclusivo. Essa obra será entregue ao cliente na forma de carteira digital, como uma NFT com valor monetário atrelado, e também em forma física, em uma moldura de acrílico.
O novo C3 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem será oferecido em até cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera.
VERSÕES
Novo Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990
Itens de série:
Airbags duplos
Controle de estabilidade
Controle de tração
Assistente de partida em rampa – Hill holder
Monitoramento de pressão dos pneus
Ar-condicionado
Direção elétrica
Vidros dianteiros elétricos
Travas elétricas
Indicador de trocas de marcha
Rodas de 15” com calotas
Luzes de condução diurna
Opcional:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Novo Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Live +:
Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
Conector USB dianteiro
Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
Chave com telecomando
Banco dianteiro com ajuste de altura
Limpador e desembaçador elétrico traseiro
Opcional:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Novo Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Live Pack +:
Vidros traseiros elétricos
Alarme Perimétrico
Conectores USB traseiros (x2)
Luzes diurnas de leds
Rodas de liga-leve de 15”
Painel interno com faixa azul metálica
Barras longitudinais no teto
Volante com ajuste de altura
Chevron cromado
Maçanetas na cor da carroceria
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Novo Citroën C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0 +:
Motor 1.6 16V de até 120 cv
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Novo Citroën C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.6+:
Câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais
Modo Eco
Rodas de liga-leve de 15” diamantadas
Câmera de ré
Volante revestido com couro
Opcionais:
Pintura Metálica – R$ 1.300
Teto bitom – R$ 1.300
Comfort Pack (sensor e câmera de ré) – R$ 1.400
Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter) – R$ 900
Novo Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 83.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel 1.0+:
Faróis de neblina
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition –
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel Pack+:
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas
Novo Citroën C3 1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990
Itens de série:
Todos os equipamentos da Feel Pack+:
Pintura bitom
Barras de teto na cor Alu Shadow
Airbumps laterais
Moldura embelezadora do farol de neblina
Tapetes exclusivos
Badges “First Edition” nas laterais e tampa do porta-malas