Novo modelo traz melhorias no motor, chassi, aerodinâmica, eletrônica e ergonomia tornam a Panigale V4 R 2023 ainda mais orientada para corridas e ainda mais rápida na pista, além da nova pintura racing
Uma super-novidade acaba de chegar no Brasil para aqueles que gostasm de uma motocicleta “bem apimentada”! A versão de rua da Ducati Panigale V4 R foi atualizada por completo para ser ainda mais rápida na pista e ainda mais orientada para as corridas. E pela primeira vez a Panigale V4 R 2023 ganhou uma versão numerada, mas não limitada, na haste de direção de alumínio forjada com nome e número da motocicleta.
O Brasil receberá duas unidades do modelo superesportivo, que poderá ser encomendado numa das concessionárias Ducati no Brasil até o dia 30 de outubro. O valor unitário é de R$ 690 mil.
A atualização mais importante feita na Ducati Panigale V4 R foi a evolução do motor Desmosedici Stradale R, visando tornar o motor mais eficiente na configuração SBK e compatível com Euro 5, mantendo inalterado seu caráter de corrida sublinhado pela velocidade máxima do motor de 16.500 rpm em marcha VI.
O motor 2023 apresenta novas árvores de cames de entrada com válvulas mais altas levantadas em + 1 mm/+ 0,04 pol para aumentar a eficiência da respiração, as novas árvores de cames de admissão são combinadas com coletores de admissão curtos com comprimento mais curto (- 5 mm/- 0,2 pol) para explorar o novo perfil das árvores de cames, especialmente em rotações elevadas.
O Desmosedici Stradale R 2023 apresenta uma nova embreagem seca mais compacta e leve por – 811 gr/- 1,78 lb. A relação da caixa de velocidades é a mesma utilizada pelas motos SBK. O I, II e VI são mais longos para facilitar a obtenção da proporção ideal para cada tipo de curva para um melhor tempo de volta.
O garfo pressurizado Öhlins NPX tem um curso aumentado de 5 mm combinado com uma configuração de rigidez mais baixa para oferecer maior aderência em condições de baixa aderência e garantir uma entrada de curva mais intuitiva e fácil. O amortecedor traseiro Öhlins TTX36 tem uma distância entre eixos nominal mais longa (+ 4 mm/+ 0,16 pol) que, juntamente com uma posição de pivô em + 1, aumenta a altura da motocicleta traseira em + 20 mm/+ 0,8 pol. O choque apresenta uma mola de menor rigidez. Os benefícios dessas modificações na traseira são: maior agilidade na mudança de direção, melhor estabilidade na entrada em curva, mais aderência no meio da curva e melhor suporte antiagachamento. O amortecedor traseiro possui um ajustador hidráulico de pré-carga que torna mais fácil e rápido o ajuste de pré-carga.
Quanto à Panigale V4 o Power Mode tem uma nova estratégia com 4 configurações de motor: Full, High, Medium, Low. As configurações Full e Low são novas, enquanto as configurações High e Medium usam um novo algoritmo. A Panigale V4 R 2023 apresenta o mesmo pacote de melhorias de controles de pilotagem lançado para a Panigale V4, que inclui um novo software de controle de freio motor (EBC) EVO 2, uma nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS) e uma nova estratégia de controle do ventilador de refrigeração.
Montando o DP3 completo escape de corrida as modificações do motor mencionadas permitem atingir uma potência de 174 kW (237 cv) @ 15.500 rpm e um torque de 118 Nm (87 lb-ft) @ 12.250 rpm, enquanto o peso é reduzido em 5 kg / 11 lb.
Os valores homologados (versão UE) são 160,4 kW (218 cv) @ 15.500 rpm de potência e 111,3 Nm (82 lb-ft) @ 12.000 rpm de torque.
A Panigale V4 R 2023 é esteticamente mais competitiva graças à nova carenagem e aos novos gráficos no estilo MotoGp, com porta-matrículas em branco, sobre os quais se destaca o número “1”.
Melhorias
Novo formato do tanque de combustível
Superfícies ergonômicas aprimoradas para braços e pernas internas, proporcionando maior apoio durante a frenagem e inclinação.
Aumento da capacidade do tanque de combustível em + 1 l – 0,26 galão dos EUA (total 17 l – 4,49 galão dos EUA)
Novo assento do piloto
Flatter na parte traseira, com habitabilidade longitudinal melhorada e mais fácil para o piloto se estabilizar em qualquer situação de pilotagem
Novo software de Controle de Freio Motor (EBC) EVO2
• Diferentes calibrações de marcha a marcha para cada um dos três níveis de freio motor selecionáveis.
• Garante uma intervenção mais equilibrada do controlo do travão motor em qualquer fase de condução, permitindo ao piloto definir com maior precisão a melhor afinação eletrónica para qualquer pista.
• Nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS)
• Melhora a suavidade da troca de marchas tanto em aberturas pequenas (< 50%) quanto em aberturas completas do acelerador
• Nova estratégia de controle do ventilador de resfriamento
• Proporciona um melhor controle das temperaturas de operação
• Na pista, reduz a insolação no final da sessão de voltas
• Mais refinamentos para as estratégias Ducati Traction Control (DTC) e RbW
Incluindo no software Ducati Performance DTC EVO 3
• Gestão da luz da chuva
• Substituição do Modo de Condução de Rua por um Modo de Chuva especificamente concebido para utilização em superfícies molhadas
Nova faixa de modo de energia
• Completo, Alto, Médio, Baixo
• Full e Low são novidades
• Alta e Média são revisadas
› Modo de energia total
• Combinado com o Modo de Pilotagem Race A
• Para pista apenas em condições de alta aderência
• Permite que o motor expresse todo o seu potencial com curvas de torque sem filtros eletrônicos
› Modo de Baixa Potência
• Combinado com o modo de equitação de rua
• Potência limitada a 160 cv
• Para a estrada ou para superfícies de baixa aderência
› Modos de alta e média potência
• Novo sistema de gerenciamento de torque do motor com curvas independentes para cada uma das seis marchas
• Garante ao motociclista o empuxo ideal ao abrir o acelerador
› Novo Modo de Informação EVO
• Visualização imediata das informações necessárias durante a condução na pista
• As intervenções de cada controle de pilotagem são exibidas separadamente e visualizadas em tempo real
• O feedback em tempo real é útil para ajustar a moto de uma forma mais precisa
• Sinal de mudança de marcha através de luz de aviso LED verde externa
• Como na moto de corrida SBK
• Esta solução dá um feedback ainda mais visível e preciso
• A luz vermelha externa no lado direito continua funcionando como sinal de rotação
Aerodinâmica Revisada
› Novas saídas de ar inferiores e duto
• Saídas de ar laterais inferiores
– projetado principalmente para uso em corridas
– Conformidade com os regulamentos técnicos do Campeonato SBK
– melhor resfriamento (velocidade média de travessia do radiador de água aumentada em 6%)
• Saídas de ar sob a carenagem
– executar em todas as condições de uso
• Duto de ar inferior esquerdo
– para arrefecimento do sensor Ducati Quick Shift
– Nova configuração de asas
• Nova configuração de asa de dois elementos (principal + flap)
• Fabricado em fibra de carbono para Panigale V4 R
• Benefícios
– dimensão mais compacta
– maior eficiência aerodinâmica proporcionando a mesma carga vertical, com menos arrasto
Configuração de Corrida
• Potência: 237 cv (174 kW) @ 15.500 rpm
• Torque: 118 Nm (87 lb-ft) @ 12.250 rpm
• Peso seco: 167 kg (368 lb)
• Poder/peso seco: 1.42/0.64
• Contribuição do óleo de desempenho: + 3,5 cv @ 15.500 rpm; + 4,5 cv @ 16.000 rpm
• DP3 + óleo de desempenho: 177 kW (240,5 cv) @ 15.500 rpm