SuperBike Brasil: chegou a hora e a vez das mulheres na pista

As mulheres invadiram Interlagos! Neste fim de semana, a primeira etapa do SuperBike Brasil já registra o crescimento da presença feminina nas pistas. Ao todo, serão 12 garotas, incluindo uma garotinha de 9 anos.

“Isso mostra como o motociclismo nacional está evoluindo e atraindo cada vez mais pilotos, homens e mulheres”, diz Suzane Carvalho, 53 anos, uma das mais vitoriosas e experientes do país sore duas e quatro rodas.

Suzane corre neste domingo na categoria que reúne o maior número de mulheres em Interlagos, a Copa Honda CBR 500R. Ao todo, serão cinco. As demais são Márcia Reis, Thaygla Macena, Linda Raad e Maria Fernanda.

A prova marcará também a estreia da categoria feminina, que terá uma classificação à parte. “E esperamos em breve, com um grid ainda maior, ter uma prova exclusivamente nossa”, afirma Márcia Reis. “Para isso, investimos no projeto  #vemprapistamulherada, para incentivar novas competidores e atrair parceiros para nos apoiar.”

Entre as garotas, outro destaque é a pequena Giovana Cana Brasil. Com apenas 9 anos, ela faz sua estreia na Honda Junior Cup, ao lado de mais quatro meninas. Uma temeridade?

“É muito mais seguro andar em Interlagos, os riscos de acidentes são menores e ela adora”, diz o veterano piloto Cleber Atala, pai de Giovana. “Aqui, ela pode andar à vontade. Na rua, nem pensar.”

“Isso me lembra muito minha infância, quando eu não brincava de boneca, mas de carrinho”, conta Suzane Carvalho, campeã nacional no motociclismo e também no automobilismo. “A Giovana e as outras meninas são o exemplo de que a motovelocidade vive um momento novo e promissor.”

Suzane Carvalho

Além de competir, Suzane também é instrutora no seu Centro de Treinamento de Pilotos. Este é um caminho para quem quer aprender a pilotar e também para quem já anda nas ruas, com o curso de direção defensiva.

As outras garotas que competem neste fim de semana em Interlagos são Indy Muñoz e Sarah Conessa, na categoria Yamaha R3.

A prova que reúne as cinco mulheres na Superbike, a Copa Honda CBR 500R, será disputada neste domingo, às 10h30, com dez voltas no circuito de Interlagos. Neste sábado, serão realizados os treinos classificatórios, a partir das 8h.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes