SUV inédito da Honda quer conquistar órfãos do Civic

Novo ZR-V, importado do México, é a proposta de modelo familiar e comportado, que preza mais pelo conforto e bom espaço

Este tem sido um ano agitado para a Honda. Depois do lançamento do Civic híbrido, do esportivo Civic Type R e do sedã Accord Hybrid, a marca inicia as vendas de um inédito SUV, o ZR-V.

Posicionado acima dos HR-V, o novo SUV tem porte médio, para entrar na briga pelo segmento de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

De cara, o ZR-V já leva vantagem por ser uma nova aposta no mercado, diante de SUVs médios em meio ou fim de ciclo. Esses principais concorrentes já pedem uma renovação.

É aí que o Honda pode se dar bem. Com design diferenciado dos HR-V, o ZR-V é mais comportado. É um SUV família, que privilegia conforto e espaço.

Feito sobre a mesma plataforma do Civic 11, o novo SUV importado do México é justamente a proposta da Honda para quem sente falta do sedã da 10ª geração. Com uma posição de dirigir mais baixa que o HR-V, o ZR-V chega em única versão Touring por R$ 214.500, enquanto o Civic agora híbrido sai a R$ 259.900.

Uma curiosidade: nos EUA, Canadá e México, este mesmo SUV é chamado de HR-V.

Design e porte

Por fora, a Honda decidiu distinguir bem seu design do restante da linha. Capô alongado, grade pequena em formato colmeia e faróis afilados marcam sua dianteira. Dependendo do ângulo em que você olhar a traseira, vai mais parecer ser uma station wagon de suspensão elevada. As rodas são de 17”, com pneus 215/60 R17.

Na prática, o ZR-V pouco chamou a atenção nas ruas. O que é raro quando se lança um carro totalmente novo.

Em dimensões, tem 4,6 metros de comprimento, por 1,84 m de largura, 1,61 m de altura – ele é mais comprido e mais baixo entre os concorrentes citados e tem largura igual à do Taos.

Espaço, conforto e visibilidade

Com ampla área envidraçada, a sensação de quem dirige é de estar numa minivan. A visibilidade é beneficiada pela coluna A mais fina, que reduz pontos cegos na dianteira, e o amplo campo visual da parte traseira.

Nem tão baixo como um sedã, nem alto como um suvizão. Com essa posição intermediária de dirigir, o ZR-V se destaca pelo conforto.

Ele é um alento no trânsito. Uma parte pelo trabalho realizado nos bancos dianteiros, com estabilizador corporal, recurso já conhecido do Accord. Eles contam com apoio lombar e pélvico. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco, além dos apoios de sustentação e a almofada de uretano, um composto maleável e flexível.

Quem vai atrás também desfruta do conforto: com entre-eixos de 2,65 metros, além do bom espaço para os joelhos, encontra um piso plano. Só faltaram as saídas de ar-condicionado.

O conforto é estendido à funcionalidade: o ZR-V conta com 6 porta-copos, porta-objetos grandes nas portas, console dianteiro multifuncional e traseiro com suporte de celular, totalizando 11 espaços para guardar itens. O porta-malas não é grande, mas acomoda um pouco mais que o HR-V, 386 litros. Com os bancos rebatidos, cresce para 1.306 litros.

Ainda sobre seu interior, ali ninguém fica desconectado. Há tomadas para até 6 celulares (4 do tipo C, 1 USB-A e um carregador por indução), e a plataforma de serviços MyHonda Connect oferece desde rastreamento do veículo a controles remotos e está disponível por 12 meses com “degustação” grátis.

Alguns itens do acabamento lembram os do Civic, como a grade das saídas de ar com textura de colmeia por todo o painel e os comandos do ar em duas zonas. Do City e HR-V, o ZR-V herda o painel de instrumentos digital de 7”. Como um puro Honda, tudo muito funcional e sem excessos. De resto, materiais de boa qualidade nas costuras e revestimentos.

 

A segurança conta com os itens comuns das versões Touring da Honda, de assistência ao motorista: controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista e farol alto automático, entre outros.

Como anda

Sob o capô, o ZR-V mantém seu lado conservador: nem esportivo, nem híbrido. Foi escolhido um motor convencional aspirado de quatro cilindros, 2 litros de 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque acoplado ao câmbio CVT que simula 7 marchas e tração dianteira.

No trânsito opera suave e silencioso. Por isso, talvez seja a cidade seu melhor habitat. Ao encontrar espaço para rodar na estrada, o SUV vai bem em velocidade cruzeiro. Mas, às vezes, o ZR-V exige mais paciência, numa subida de serra, por exemplo. Ele pede mais rotações, o ruído do motor, até então recatado, invade a cabine e a limitação dos 161 cv fica mais evidente. Isso porque o carro nem estava carregado nem levava passageiros.

Quem quiser um desempenho mais esportivo vai ter de avaliar, se for fiel à marca, se paga mais por um Civic ou se economiza por um modelo menor, o espertinho HR-V, que entrega 177 cv na opção turbo por menos de R$ 200 mil.

Nem o consumo é motivo de vantagem: o ZR-V faz, apenas com gasolina, 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, equivalente ou inferior aos concorrentes.

Para ser coerente no conforto, traz suspensão independente (McPherson na frente e Multilink atrás) com componentes herdados do Civic e do CR-V. O conjunto é bem adequado e absorve bem nosso solo lunar.

A intenção com a nomenclatura “Z”, segundo a Honda, é cativar os millenials ou geração Z, hoje entre 28 e 42 anos. Resta saber se esses jovens são atraídos por um SUV de comportamento dócil e, principalmente, que custa caro não só para eles mas para a maioria dos motoristas.

 

Principais itens de série do Honda ZR-V Touring

Ar-condicionado de duas zonas

Acendimento automático dos faróis

8 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro dianteiro)

Alerta de verificação do banco traseiro

Assistente de permanência em faixas

Banco do motorista com ajuste elétrico

Câmera de ré

Carregador por indução

Chave presencial com partida por botão e partida remota

Controles de tração, estabilidade, de subida e de descida de rampas

Faróis full-LED

Farol alto automático

Freio de estacionamento eletrônico com auto hold

Frenagem automática de emergência

Lane Watch – câmera no retrovisor direito

Lanternas em LEDs

Monitor de atenção do motorista

Monitor de pressão dos pneus

MyHonda Connect

Painel de instrumentos com tela de 7″

Piloto automático adaptativo com low speed follow

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Sistema multimídia com tela de 9″

Teto solar

Ficha técnica

Honda ZR-V

Motor: 2.0 4 cilindros 16V aspirado a gasolina

Potência: 161 cv a 6.500 rpm

Torque: 19,1 kgfm a 4.200 rpm

Câmbio: CVT

Dimensões: 4,57 m (c), 1,84 m (l), 1,61 m (a)

Entre-eixos: 2,65 m

Porta-malas: 389 a 1.306 litros

Tanque: 53 litros

Peso: 1.446 kg

Consumo gasolina (cidade/estrada): 10,2/12,1 km/l

Preço: R$ 214.500

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