T Cross, um SUV Compacto que é destaque absoluto nas concessionárias

Saiba tudo sobre esse modelo bem-sucedido da Volkswagen

O T-Cross insere-se em um dos nichos mais concorridos do mercado automotivo, que é o de SUV e crossovers. Muitas montadoras desenvolveram exemplares desse tipo de carro para abocanhar uma parcela do mercado nessa categoria.

A novíssima edição desse modo, a 2021, já foi devidamente apresentada, de forma oficial e todas as suas características e detalhes foram desnudados. Confira adiante tudo o que se sabe a respeito do T-Cross.

Sistema de infotenimento do Volswagen T-Cross

O VW Play substituirá o 8 “sistema Discover Media em outros modelos da linha, começando com o Volkswagen T-Cross 2021.

No momento, o T-Cross com VW Play está à venda apenas no Brasil, onde será incluído como padrão em todas as versões, até as mais acessíveis. À medida que a mudança de ano do modelo chega ao resto da região, esta nova interface de infoentretenimento alcançará a linha T-Cross nos diferentes países da América Latina.

VW Play é compatível sem fio com Apple CarPlay. O Android Auto está disponível por meio de conexão com fio.

O VW Play usa uma tela HD de 10,1 “e inclui um disco rígido de 10 GB para armazenar músicas, podcasts, fotos, vídeos e aplicativos. Deezer, Waze, aplicativos de estacionamento e aplicativos de entrega de comida podem ser instalados, dependendo dos serviços disponíveis em cada país. Use os dados de internet do telefone conectado.

Cada T-Cross tem um ecrã táctil a cores de 8,0 polegadas, juntamente com uma ligação USB, Bluetooth e um rádio DAB. O Volkswagen Connect também vem de fábrica – isso permite que o carro se comunique com um aplicativo no seu telefone para, entre outras coisas, analisar a eficiência de sua direção ou verificar a localização do carro, caso você tenha esquecido onde estacionou.

Nosso acabamento SE recomendado adiciona uma segunda porta de carregamento USB e espelhamento do smartphone Apple CarPlay e Android Auto, para que você possa usar os aplicativos do seu telefone – incluindo os recursos de navegação como Google Maps e Waze – por meio da tela sensível ao toque.

Se você preferir um sistema de navegação por satélite integrado, precisará pagar a mais para adicioná-lo ou atualizar para SEL ou R-Line trim, mas não nos incomodaríamos.

Performance e mecânica do T-Cross

O motor a gasolina básico (com o emblema 1.0 TSI 95) é tudo de que você provavelmente precisará. Não é tão rápido quanto um Ford Puma 1.0 Ecoboost MHEV, mas ainda atinge 0-100 km/h em um impressionante tempo de 10.8 seg e oferece desempenho suficiente de baixas rotações para evitar que você tenha que bater o motor.

Você não sente falta da sexta marcha – este motor e o 1.6 TDI diesel são as únicas versões do T-Cross com uma caixa manual de cinco marchas.

Além de uma marcha extra, o mais poderoso 1.0 TSI 115 oferece aceleração um pouco mais rápida (0-100 km/h em 9,5 segundos), mas a diferença não é grande, então seríamos tentados a economizar dinheiro. Ainda assim, é mais fácil de recomendar do que a gasolina 1.5 TSI 150 de ponta.

Está disponível exclusivamente com uma caixa de câmbio automática DSG de sete velocidades e nos acabamentos mais altos, mas, embora seja de longe o T-Cross mais bacana, se você tem tanto dinheiro para gastar, existem carros melhores disponíveis para você, incluindo o da Volkswagen própria T-Roc.

O diesel 1.6 TDI é ainda menos recomendável. Surpreendentemente, para um diesel ele luta em baixas rotações, então você se vê pisando no pedal do acelerador para fazer um progresso razoável.

Dirigibilidade, conforto na condução e suspensão

O T-Cross não é tão confortável quanto o mais caro T-Roc ou o Skoda Kamiq, mas em comparação com a maioria dos outros SUVs pequenos, ele anda muito bem. É muito menos agitado do que o Kia Stonic mais firme, por exemplo, e muito mais controlado e menos saltitante do que o Citroën C3 Aircross.

Frequentemente, sugerimos usar as rodas menores possíveis para um percurso mais suave. Com o T-Cross, porém, o tamanho das rodas faz pouca diferença para o conforto; nosso acabamento SE recomendado vem com rodas de 17 polegadas, mas mesmo o modelo R-Line com rodas de 18 polegadas não é um abalador.

Interior do Volkswagen T-Cross

Embora não seja um Range Rover em termos de elevação do motorista, o T-Cross coloca você mais longe da estrada do que muitos de seus pequenos SUVs rivais, incluindo o Ford Puma e o Kia Stonic, e muito mais alto do que o Skoda Kamiq.

Mas, tirando a altura em que você se senta, todo o arranjo parece semelhante ao do Polo, no qual o Volkswagen T-Cross é baseado. Isso significa que há uma ampla gama de ajustes de assento e volante, incluindo altura padrão e ajuste lombar em todos os acabamentos, além de um apoio de braço central com altura ajustável (acabamento SE e acima).

Nosso único pequeno resmungo é que, dependendo do comprimento de suas pernas, você pode descobrir que a borda frontal da base do assento se afunda na parte de trás das coxas.

O Active Info Display (padrão nos acabamentos R-Line de ponta e opcional nos acabamentos SE e SEL) substitui os instrumentos analógicos convencionais por uma tela digital de 10,3 polegadas atrás do volante.

Isso coloca muitas informações úteis, incluindo mapas de navegação em modelos com navegação por satélite, bem na sua frente; vale a pena considerar como uma opção dos níveis de acabamento mais baixos, mas não essencial.

O T-Cross é um concorrente de peso no mercado de SUVs e um verdadeiro sucesso de vendas. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

Ficha técnica completa do Volkswagen T-Cross 2021

Observe abaixo a ficha técnica completa do Volkswagen T-Cross 2021, em sua versão com opção de motor 1.0 TSI:

 

Motor 1.0 TSI
Tipo Dianteiro, Transversal e Bicombustível
Número de cilindros 3 em linha
Cilindrada em cm3 999
Válvulas 12
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima 128 cv a 5.500 rpm
Torque Máximo 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão
Tipo Manual ou automática Tiptronic de seis marchas
Tração
Tipo Dianteira
Freios
Tipo Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Direção
Tipo Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga-leve de 16 ou 17 polegadas
Pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.199
Largura (mm) 1.750 (estimada)
Altura (mm) 1.715
Distância entre os eixos (mm) 2.651

Agora, veja a ficha técnica completa da versão com opção de motor 1.4 TSI:

Motor 1.4 TSI
Tipo Dianteiro, Transversal e Bicombustível
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.395
Válvulas 16
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Máxima 150 cv a 4.500 rpm
Torque Máximo 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Transmissão
Tipo Automática Tiptronic de seis marchas
Tração
Tipo Dianteira
Freios
Tipo Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Direção
Tipo Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga-leve de 16 ou 17 polegadas
Pneus 205/60 R16 ou 205/55 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.199
Largura (mm) 1.750 (estimada)
Altura (mm) 1.715
Distância entre os eixos (mm) 2.651

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes