A Audi anunciou que produziu o primeiro lote de e-Benzin, um combustível sintético que não conta com uma só gota de petróleo ou seus derivados. Com um índice de 100 octanas, o e-Benzin é um produto totalmente sustentável, já que é produzido apenas à base de água, hidrogênio, CO2 e energia solar.
O complexo processo consiste em transformar o iso-butileno – gás derivado da fermentação de glicose de milho que passa para o estado líquido depois de um processo de purificação – em iso-octano, o elemento principal da gasolina.
Segundo a Audi, este é um produto de elevada qualidade que pode ser utilizado em motores com altas taxas de compressão, melhorando a sua eficiência.
Em comunicado distribuído a imprensa, o chefe de desenvolvimento sustentável da Audi, Reiner Mangold garante que o processo de produção é viável e que é um “grande passo na estratégia de combustíveis”.
Além do e-Benzin, a Audi está, também, a desenvolver outros projetos de combustíveis sustentáveis, nomeadamente o e-ethanol, e-diesel e e-gas.