Com objetivo de fazer os motoristas – principalmente os mais jovens – pensarem duas vezes antes de dirigir depois de consumir álcool, a Isobar está desenvolvendo junto com a FIAT o projeto FIAT Safe Key. A Safe Key é a primeira chave de carro do mundo desenvolvida para salvar vidas. O produto, que por enquanto é um protótipo, consiste em uma chave-canivete especial com bafômetro integrado. Para abri-la, o usuário deve soprar a FIAT Safe Key. Em menos de um segundo, ela analisa as partículas do sopro do motorista e só libera a chave do carro caso não sejam identificados traços de álcool.
Além de servir como um alerta para o motorista, a Safe Key oferece opções de suporte: quando constata traços de álcool no sopro do usuário, o dispositivo se conecta ao smartphone do motorista via Bluetooth low energy, abre um aplicativo de táxi e envia uma mensagem SMS para um contato pré-cadastrado. E, para garantir a duração da bateria por mais de um ano de uso, o sopro do motorista é o que liga a FIAT Safe Key.
O projeto é uma forma de repensar paradigmas do setor automotivo e trazer inovações de impacto à segurança no trânsito: só em 2014, o país registrou mais de 7 mil acidentes relacionados ao consumo de álcool. “Resolvemos fazer mais que uma campanha. Criamos um acessório inovador com o objetivo de provocar uma mudança efetiva no hábito dos motoristas”, aponta João Ciaco, Head of Brand Marketing Communication da FCA Brasil e América Latina. “Sabemos que só esse produto não vai resolver todo o problema, mas fazer o usuário pensar duas vezes tem potencial para salvar muitas vidas”, completa o executivo.
“Quem sabe, dentro de alguns anos, a Safe Key não se transforma em um item obrigatório de segurança do carro assim como o air bag e o cinto de segurança”, projeta Fred Saldanha, Chief Creative Officer Isobar Américas.
O caráter inovador do projeto já teve reconhecimento internacional: foi o único case brasileiro a figurar na seleta lista de finalistas do Innovation Lions, competição de inovação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes realizado anualmente na França.