Não é só de design e estrutura metálica que vivem os veículos. Há uma parte muito importante no projeto veicular que são os pneus. Esse composto de borracha que faz o contato do veículo com o solo é de suma importância para a segurança, dirigibilidade e conforto dos ocupantes, e deve sempre estar de acordo com as especificações do veículo.
Dentre as evoluções recentes em tecnologia, estão os chamados “pneus verdes” e os “pneus Run Flat”. Vamos conhecê-los?
Pneus Verdes
Considerados como pneus econômicos, os que têm essa tecnologia trazem novidades em seus compostos e estruturas diferenciadas, de modo que o esforço para a rolagem do veículo seja reduzido, traduzindo em melhores performances e economia de combustível.
Alguns fabricantes registram em seus estudos uma redução de até 6% no consumo de combustível, o que representa 720 km de rodagem a mais em um ano, para uma pessoa que roda mil quilômetros por mês. A única ressalva para os pneus verdes é seu custo, que ainda é um pouco mais alto do que o de pneus comuns.
Pneus Run Flat
Apesar de estar no mercado mundial já há alguns anos, esse tipo de pneu apareceu recentemente no Brasil. Ele tem a característica de poder rodar sem ar por até 80 km de distância e em velocidades de até 80 km/h sem sair da roda. Por ter a lateral reforçada, o pneu conta com estrutura para suportar o peso do veículo e garantir que seja possível a chegada até um local seguro, ou até que se possa fazer o reparo mesmo com o pneu vazio.
Vale lembrar que é importante que o veículo equipado com esse tipo de pneu tenha o chamado Tire Pressure Monitoring System (TPMS), o sistema de monitoramento de pressão de pneu, para que o motorista receba o alerta de esvaziamento.
Cuidados na substituição
Ambas as tecnologias exigem que sua substituição seja feita pelo mesmo modelo de pneu usado, caso ele venha de fábrica.
Isso porque, no caso dos pneus verdes, a substituição por modelos que não tenham essa tecnologia pode aumentar o consumo de combustível do veículo.
Já para os pneus Run Flat, sua substituição deve ser feita por um pneu de mesmo modelo sempre, uma vez que eles geralmente equipam carros que não possuem estepe. Na eventualidade de um problema com um pneu comum, o condutor não terá um pneu que suporte rodar sem ar e também não terá o estepe para continuar rodando.