A Samsung está ajudando os motoristas a embarcarem em uma nova jornada por meio da sua inovadora solução conectada aos carros, o Samsung Connect Auto. Com benefícios para consumidores e empresas, a Samsung entrega um ecossistema de serviços e produtos que permitem uma experiência de dirigir mais divertida, mais segura e mais amigável para o meio ambiente. Os consumidores ganham conforto ao saber que o seu veículo está seguro, e as empresas ganham produtividade por meio das capacidades de gestão de frota e serviços oferecidos pela Samsung e seus parceiros.
O Samsung Connect Auto se conecta diretamente na porta OBD II localizada abaixo do volante e utiliza alertas em tempo real para ajudar os usuários a aprimorarem o comportamento na direção, incluindo uma melhora no consumo de combustível, além de oferecer conexão WiFi para manter os parceiros conectados durante o caminho. A solução é mantida segura usando a Samsung KNOX, plataforma da empresa que é líder de mercado em segurança móvel e possui níveis de segurança. O Samsung Connect Auto proporciona ao mercado de massa uma solução acessível de conexão para carros que coloca a segurança em primeiro lugar, bem como enriquece a experiência de dentro e de fora do carro. A solução inicialmente estará disponível no segundo trimestre deste ano nos Estados Unidos. A AT&T será a primeira provedora de serviço sem fio da solução nos EUA.
“Nós temos escutado os nossos consumidores nos pedindo para ir além dos limites e criar um ecossistema conectado para carros que faça a integração de maneira perfeita entre os nossos produtos e os serviços dos nossos parceiros para uma experiência de dirigir melhor”, diz Dr. Injong Rhee, Vice-Presidente Executivo e Diretor dos Negócios de P&D, Softwares e Serviços e Comunicações Mobile na Samsung Electronics. “Por meio de colaborações com valiosos parceiros e especialistas em muitos mercados, estamos seguindo a nossa visão de oferecer tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para as vidas que as pessoas levam todos os dias”.
“O desejo da Samsung em trabalhar com outras empresas para criar um ecossistema de verdadeira interoperabilidade vai fazer com que a companhia seja uma das líderes no mercado de pós-vendas de veículos conectados”, afirma Chris Penrose, Vice-Presidente Sênior de IoT da AT&T Business Solutions. “Vivemos tempos muito emocionantes para as inovações de carros conectados e estamos ansiosos para oferecer essa poderosa nova opção aos consumidores”.
“A Orange Business Services está muito orgulhosa em colaborar com a Samsung para oferecer em parceria a experiência avançada e os serviços em IoT/M2M para a indústria automotiva. Este mercado está crescendo exponencialmente e estamos ansiosos para contribuir para o ecossistema de carros conectados da Samsung na Europa e em outros lugares”, diz Valérie Cussac, Vice-Presidente de Mobile na França e Internacional na Orange.
“Essa nova plataforma de distribuição mobile é um potencial divisor de águas e acreditamos que irá trazer o seguro com base no uso para o mercado de massa”, comenta Geoff Werner, Diretor Global de Telemática na Willis Towers Watson. “Nós estamos animados para colaborar com a Samsung e a Tantalum, ampliando nossas análises de seguro para incentivar uma condução mais segura e ajudar os consumidores a terem acesso a melhores valores com as seguradoras”.
“A AXA está honrada em fazer uma parceria com a Samsung no desenvolvendo de um ecossistema seguro de carros conectados que irá trazer tranquilidade para os nossos consumidores, além de proporcionar um seguro adicional e novos serviços de assistência para contribuir com a melhora do comportamento dos motoristas”, diz Serge Morelli, Vice-CEO da AXA Partners e CEO da AXA Assistance.
A espinha dorsal do Samsung Connect Auto é a segurança da plataforma KNOX e o sistema operacional Tizen para a interoperabilidade. A plataforma KNOX da Samsung fornece a segurança por meio dos diferentes níveis de software, incluindo aplicativos. Priorizar a segurança é algo que diferencia o Samsung Connect Auto das ofertas dos concorrentes. Os desenvolvedores podem aproveitar o Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) da Samsung e da Tizen para evoluir ainda mais os serviços adicionais. A Samsung também incentiva o comportamento seguro na direção ao usar algoritmos de classificação de motoristas e geo-fencing. No caso de um acidente, um alerta de emergência notifica os contatos do motorista e os serviços de assistência de acidentes são acionados. O aplicativo “Find My Car” também ajuda a localizar seu carro em tempo real, usando LTE e GPS.
Um poderoso ponto de WiFi LTE proporciona acesso à internet para diversos usuários e permite que os passageiros no carro possam compartilhar conteúdo e jogar jogos online. A análise de consumo de combustível ajuda os motoristas a economizarem por meio do uso de algoritmos proprietários que analisam a distância percorrida, o tempo na estrada e o preço por litro – um recurso valioso para os consumidores nas áreas de transporte e logística.
Um mecânico virtual verifica de forma inteligente a situação do seu carro com a porta de diagnóstico a bordo para recomendar serviços de manutenção e conserto oferecidos por uma rede especializada. Isso permite uma rápida notificação de desempenho e reduz os custos de manutenção.
Em alguns países, os motoristas podem aproveitar o recurso de Seguro Baseado em Uso (UBI) se optarem por compartilhar os dados dos seus veículos para receber ofertas melhores das seguradoras.
Para aqueles profissionais que ficam muito tempo nas ruas, os registros de viagem automaticamente geram um relatório por e-mail para ajudar os usuários a monitorarem as despesas durante viagens a trabalho, fornecendo eficiência de mobilidade empresarial.
A Samsung está criando um novo ecossistema de parceiros com transportadoras, seguradoras, operadoras de assistência em estradas e redes de manutenção. Ao estabelecer parcerias com as montadoras, a Samsung ajuda a preencher uma lacuna entre a indústria automotiva e o mundo mobile. Ao investir na criação de serviços para carros conectados nos dois lados do mercado, para os consumidores e para as empresas, a Samsung vai continuar construindo valiosas relações de parcerias que proporcionam um serviço premium para os motoristas.
As empresas que participam como parte do ecossistema de carros conectados da Samsung incluem Amdocs, AT&T, AXA, Blink by Agero, China Unicom, Cisco, Crawford & Company, Ericsson, Europcar, HERE, IBM, Jasper, Oberthur Technologies, Openbay, Orange, Tantalum e Willis Towers Watson.