Tecnologia SmartDeviceLink (SDL) da Ford favorece aplicativos de smartphones

 
FordSYNC-TecnologiaSDL
A tecnologia SmartDeviceLink (SDL) da Ford, versão aberta do sistema AppLink disponível nos veículos da marca, tem atraído parcerias com outros fabricantes e fornecedores, favorecendo a criação de uma solução unificada na indústria automobilística para o acesso a aplicativos de smartphones. Conhecido como SDL, esse sistema é desenvolvido pela Livio, subsidiária da Ford, e tem uma infinidade de recursos que, entre outras vantagens, permitem personalizar o sistema de conectividade e navegação de cada marca, com um protocolo padronizado de comando e controle.
“A engenharia da Ford está envolvida ativamente no projeto SDL e estuda parcerias. A interface e a conectividade com smartphones são elementos chaves para a diferenciação dos produtos no mercado”, diz Don Butler, diretor executivo de Veículos e Serviços Conectados da Ford. “Todos os aspectos do tempo que o cliente passa no volante são importantes para formar a sua experiência e estamos satisfeitos de que outras empresas do setor compartilhem a mesma visão. Queremos trabalhar juntos para ampliar o apoio à comunidade de desenvolvedores que usa a tecnologia SDL.”
Por ser um software aberto, o SmartDeviceLink incentiva o desenvolvimento de aplicativos para automóveis e, ao mesmo tempo, dá às montadoras uma forma de manter sistemas diferenciados de conectividade e navegação. O programa SDL permite acesso às telas, botões e sistema de reconhecimento de voz do veículo para proporcionar total integração com os aplicativos.
FordSYNC-TecnologiaSDL-2
O SDL oferece grande compatibilidade com diferentes dispositivos, plataformas e versões de software. Permite acesso global, limitado apenas pela disponibilidade dos apps em cada mercado. Seu reconhecimento de voz não depende de conexões de celular ou largura de banda. As parcerias aumentam a escala e velocidade no lançamento de apps, pois os desenvolvedores só precisam se integrar uma vez para trabalhar em múltiplas plataformas automotivas. Ele ainda garante aos consumidores a opção de permitir ou não o compartilhamento de dados pessoais e do veículo, em aplicativos que melhoram a sua experiência.
Nos carros da Ford com sistema SYNC AppLink, os motoristas podem acessar aplicativos dos smartphones por comandos de voz ou no painel. “Nós primeiro introduzimos o AppLink para atender o desejo dos nossos clientes de acessar seus aplicativos dentro do carro”, diz Butler. “Então, lançamos o Ford Developer Program para apoiar o ecossistema de desenvolvedores na criação de experiências inovadoras. Agora, com o SmartDeviceLink, mostramos nosso compromisso de longo prazo com os clientes e toda a indústria, facilitando a interação dos carros e smartphones em todos os lugares do mundo.”
Através da marca AppLink, a tecnologia SDL hoje está disponível em mais de 5 milhões de veículos da Ford na América do Sul, América do Norte, Europa e região da Ásia-Pacífico. Três novos mercados devem ser incluídos ao grupo este ano: Taiwan, Nova Zelândia e Tailândia.
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes