Teste drive: o bom SUV Hyundai Santa Fe ficou melhor

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Um pouco de história: desde que Super TopMotor foi para o ar – em outubro de 2013 – um dos modelos mais solicitados por nossos fiéis leitores internautas é o Hyundai Santa Fé. Muitos deles perguntavam como era o o carro n e diziam ser o sonho de consumo.
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Pois bem, passados nove meses de nossa entrada no ar, Super TopMotor foi convidado pelo Grupo CAOA-Hyundai para um teste drive de seus modelos coemrcializados aqui no Brasil como o sedã Elantra, o hatch i30 e os SUVs ix35, Santa Fé e o Grand Santa Fé. Como era um sonho de nosso leitor/internauta, escolhemos o Santa Fé para o teste drive que teve como percurso a cidade de Campos do Jordão, localizada a 167 quilômetros da cidade de São Paulo.
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O novo SUV Santa Fe foi criado por um novo conceito de design chamado “Storm Edge” (frente de tempestade), que captura as imagens fortes e dinâmicas criadas pela natureza durante a formação de uma tempestade. Para criar a ilusão de movimento constante, os designers da Hyundai usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, detalhes em LEDs, uma atitude baixa, linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes. Ou seja: muito bonito.
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Cuidados especiais foram dedicados a outros detalhes internos, como o teto solar panorâmico opcional, que permite maior iluminação natural e o acabamento superior dos comandos de abertura dos vidros. Equipamentos se destacam como o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.
Internamente, o Santa Fe traz uma variedade de espaços para guardar objetos, incluindo porta-óculos no console do teto, dois porta-copos na frente e dois na traseira, porta-garrafas nas portas, compartimento aumentado no console central, prateleira na parte da frente, bolsas nas costas dos assentos dianteiros e um generoso espaço para objetos sob o assoalho.
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Os bancos são revestidos em couro na cor marrom e contam com sistema de aquecimento. O ar-condicionado traz regulagem de temperatura com duas zonas assegura ambiente confortável para todos os ocupantes em percursos longos. Os controles de climatização também incorporam um sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de umidade através de um sensor e a remove do para-brisa. Outro acessório diferenciado é o ionizador CleanAir, que limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estão ligados.
O Novo Santa Fe tem capacidade para cinco ocupantes que ficam confortavelmente instalados. Na verdade, mais lembra a sala de estar de casa. As suas dimensões não são exageradas: distância entre eixos de 2.700 mm,  comprimento total de 4.690 mm, altura de 1.680 mm e largura de 1.880 mm. Sintetizando, a grande distância entre eixos proporciona a eficiência de um utilitário compacto com o conforto de um modelo médio semelhante. Um exemplo disso é constatado no longo curso da segunda fileira de bancos, que proporciona maior espaço para as pernas.
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O sistema de frenagem é de última geração. O conjunto inclui quatro discos de freios (12,6 polegadas na frente e 11,9 polegadas na traseira) e sistema antibloqueio (ABS), com Brake Assist, que garante o máximo de força quando uma frenagem de pânico é detectada, e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), para ajustar automaticamente a força dirigida aos eixos dianteiro e traseiro, de acordo com as condições de carga do veículo. Além disso, o Novo Santa Fe oferece dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (LATCH) e cintos de três pontos para todos os passageiros.
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O Novo Santa Fe é equipado com o novo motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT que gera 270 cv de potência e torque de 32,4 Kgf. Como destaque, oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e bomba de óleo variável. Dotado do sistema de admissão variável (VIS – Variable Intake System), a válvula VIS no tanque de compensação abre e fecha dependendo da rotação do motor e das condições de carga. A operação variável do motor melhora o desempenho em todas as áreas.

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Este motor também permite variação na abertura das válvulas de admissão e exaustão para qualquer regime de utilização do motor, otimizando o desempenho em quaisquer condições, aumentando a eficiência. A transmissão é a nova automática Hyundai de seis marchas com controle manual, que proporciona trocas suaves e um amplo campo de variação que se adapta de forma ideal às características do motor. O sistema inclui um aquecedor que mantém o óleo da transmissão na temperatura ideal de operação, aumentando a economia de combustível.
Esta transmissão passa a sensação de qualidade e operação intuitiva para o motorista devido à alavanca de mudanças com liberação de trava, permitindo a colocação em Neutro mesmo com o motor desligado. Adicionalmente, todos os modelos possuem o sistema Active ECO, que modifica o controle do motor e transmissão para suavizar a resposta ao acelerador e aumentar a economia no uso real.
O Novo Santa Fe conta com sistemas inteligentes de tração integral ativa (AWD) e TVCC opcionais, que trabalham para controlar o torque e a frenagem, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento de Estabilidade do veículo. Esse sistema pode prever as necessidades de tração e aumentar a estabilidade através da frenagem, por meio do monitoramento contínuo das condições de rodagem mais do que outros sistemas de tração integral, que só reagem às situações após elas ocorrerem.
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O modelo conta com tração integral com uma unidade de controle inteligente que analisa continuamente os dados do veículo e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. O sistema de acoplamento é totalmente controlável através de um sistema de atuação eletrohidráulica. A força de frenagem pode ser direcionada a cada roda, individualmente, através do software. Esses processos são chamados de gerenciamento de torque e frenagem de torque. Todas essas análises são completamente transparentes para o motorista.
Durante o teste drive pudemos sentir o conforto do que é o Novo Santa Fe. Ao volante, rumamos em direção a Campos do Jordão para sentir a sensação do SUV coreano. Um pequeno trcho para sair da cidade, obviamente que a Marginal Tietê estava aquele inferno, mas o Santa Fe mostrou-se excelente neste trajeto. O novo câmbio automático mostrou-se execelente neste tipo de trânsito pois conta com o sistema Driver Selectable Steering com três modos de operação: Comfort, Normal e Sport, permitindo adaptar as características de direção do veículo de acordo com sua preferência e as condições do caminho.
Já na estrada, meu Deus, um leve toque no acelerador e o cuidado para manter a velocidade máxima permitida na Rodovia Ayrton Senna. O rodar macio e seguro mostram para que o Santa Fe veio. Na verdade a impressão mesmo e de se estar dirigindo um sedã.
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Em outro trecho do teste – a Rodovia Carvalho Pinto que é bem sinuosa – o Novo Santa Fé mostrou-se de uma estabilidade fora do comum e gruda no chão mesmo quando o acalerador é acionado. Impressionante mesmo a força deste, digamos, motorzão de V6 de 3,3 litros. Ah, faltou falar do preço: R$ 142 mil a versão avaliada. Um dia, ainda terei grana para comprar uma!

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