Toyota do Brasil anuncia metas ambientais até 2025

Objetivos estão contemplados no sétimo Plano de Ação Ambiental da companhia, onde contém conjunto de compromissos para temas como água, resíduos e emissões a partir de 2021

A Toyota do Brasil compartilha com clientes, fornecedores, distribuidores, comunidades e parceiros seu mais novo objetivo de desenvolvimento sustentável, estabelecido de forma ampla no sétimo Plano de Ação Ambiental da empresa. Ele traz um conjunto de compromissos, dentro de seis desafios distintos, para temas como água, resíduos e emissões, com extensão de metas agressivas de reduções em cada elemento até 2025, sendo o início de sua execução a partir de 2021.

No Brasil, a empresa organiza ciclos de metas ambientais estabelecidos a cada cinco anos por meio do Plano de Ação Ambiental. Na sexta edição, que se encerra em dezembro deste ano, a Toyota registrou uma série de aprendizados e melhorias que estão refletidas na sétima edição, que traz um conjunto de contramedidas que visa preparar a operação e toda a cadeia para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável no longo prazo.

O sétimo Plano de Ação Ambiental foi inspirado e construído com base nos pilares do Desafio Ambiental Global 2050 da Toyota, no qual tem como meta final estabelecer uma sociedade livre de carbono e convivência em plena harmonia com a natureza. Os seis desafios centrais do 2050 são a diretriz para este sétimo plano da Toyota do Brasil.

No primeiro desafio da sétima edição do plano da operação brasileira, que diz respeito a emissões de CO2 provenientes de veículos comercializados pela marca, a companhia propõe aumento das vendas de modelos eletrificados no País. A expectativa é atingir, até 2025, cerca de 166 mil unidades híbridas vendidas em todo território nacional. O aumento deste tipo de veículos circulando pelas cidades brasileiras, por sua vez, contribuirá para a redução de até 83 mil toneladas de CO2 na atmosfera, já que carros híbridos, como o Corolla, por exemplo, emitem até 30% menos gás carbônico, quando comparado com um modelo de mesmo porte.

No segundo desafio, a Toyota se compromete a trabalhar para engajar toda sua cadeia de valor na busca pela sustentabilidade. A empresa vem atuando no desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de avaliação, a fim de medir impactos de concessionárias, fornecedores, cadeia logística e demais parceiros de negócios, por meio de coleta de dados. Em 2020, por exemplo, a Toyota implementou uma calculadora ambiental para avaliar números de performance ambiental nas operações de seus fornecedores e, com isso em mãos, a partir de 2021, estabelecer metas exatas de indicadores.

No terceiro desafio, a redução de impactos causados pelas operações industriais foi amplamente discutida. A meta é reduzir em 25% o total de CO2 emitidos na produção de automóveis, na comparação com dados de 2013 até 2025. Além disso, reforçará o uso de energia elétrica 100% renovável nas quatro plantas industriais no País – São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas localizadas no Estado de São Paulo.

Utilizada como insumo na linha de montagem, o consumo de água é um dos eixos centrais, abrindo o quarto desafio. A meta até 2025 é reduzir em 35% o uso de metros cúbicos por veículo que sai das suas fábricas, indo de 2,12 m3/veículo para um nível de utilização de 1,38 m3/veículo produzido.

No quinto desafio, que visa a construção de uma sociedade baseada em reciclagem, a Toyota do Brasil avança estudos para armar ciclos de reciclagem de veículos e, para isso, entregará um projeto de desmontagem funcional até 2025. Ao mesmo tempo, atuará para reduzir em até 25%, contando série desde 2013, o desperdício de materiais utilizados na produção de veículos que saem da linha de montagem, reaproveitando ao máximo cada insumo.

Por fim, para constituir uma sociedade em harmonia com a natureza, que abre o desafio número seis, a companhia estreitará seu relacionamento com as comunidades por meio de projetos sociais que contribuam com engajamento e educação para práticas socialmente responsáveis.

A companhia mantém um Comitê de Meio Ambiente que conta com a participação de diretivas e gerências de áreas como Compras, Logística, Comercial, Meio Ambiente, Produção, Assuntos Governamentais, Regulamentação, Marketing e Comunicação Corporativa, com encontros frequentes de acompanhamento dos indicadores-chave e engajamento que se multiplica a todo o negócio.

“Planejar, executar bem e melhorar continuamente os nossos resultados é a maneira que a Toyota opera em todos os países em que está presente. Mais do que isso, aquilo que consideramos bom para nós, também compartilhamos com nossa cadeia de valor. Queremos buscar a sustentabilidade unidos. Trabalharemos e aprenderemos juntos, e buscaremos soluções conjuntas para os dilemas complexos que vivemos”, afirma Viviane Mansi, diretora regional de comunicação e sustentabilidade da Toyota.

As iniciativas deste sétimo Plano de Ação Ambiental da Toyota do Brasil colaboram diretamente para os seguintes Objetivos de Sustentabilidade das Organizações das Nações Unidas: 9 (indústria, inovação e infraestrutura); 11 (cidades e comunidades sustentáveis); 12 (consumo e produção responsáveis); 13 (ação contra a mudança global do clima).

A Toyota assumiu o compromisso global de atuar com iniciativas de curto, médio e longo prazo para diminuir o uso de recursos naturais em todo o ciclo de vida útil de seus produtos para atender às necessidades do planeta.

Para constituir uma sociedade em harmonia com a natureza, em 2015, a marca idealizou o Desafio Ambiental 2050, com metas ambiciosas para zerar a emissão de CO2 em toda extensão da cadeia automotiva e incentivar impacto positivo no conjunto social, por meio de seis desafios, sendo eles: 1- Zerar emissão de novos veículos; 2- Ciclo de vida com emissão zero (da cadeia até logística de entrega de veículos e serviços); 3- Emissão zero nas fábricas (energia limpa); 4- Minimizar o uso de água nos processos industriais; 5-Constituir uma sociedade baseada na reciclagem; e 6-Construir uma sociedade em harmonia com a natureza (investimento em projetos de incentivo, conscientização e influência e reforçar parcerias em prol da preservação).

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