Modelo é o terceiro modelo global da série GR de carros esportivos da marca
A TOYOTA GAZOO Racing (TGR) fez a estreia mundial do novo GR 86 em um evento online realizado em conjunto com a Subaru Corporation (Subaru). Depois do GR Supra e do GR Yaris, o novo GR 86 é o terceiro modelo global da série GR de carros esportivos da marca. O novo GR 86 está programado para ser lançado no Japão no segundo semestre de 2021.
A Toyota desenvolveu o modelo 86 original com o objetivo de trazer de volta aos clientes os sonhos e a alegria de dirigir inerentes aos carros esportivos. Concebido como um veículo com motor dianteiro, tração traseira e capacidade de resposta instintiva, o 86 foi lançado em 2012. Desde então, ele tem sido utilizado em uma variedade de esportes a motor, incluindo ralis, One-make Racing (muito famosas nos EUA), gymkhanas e dirt races, enquanto outros foram personalizados de forma exclusiva. No total, mais de 200.000 modelos 86 foram vendidos em todo o mundo.
O novo GR 86 da TGR e o novo BRZ da Subaru foram desenvolvidos em conjunto. No entanto, embora os dois veículos compartilhem a mesma plataforma, as duas empresas se concentraram em adicionar em seus respectivos modelos uma sensação de direção distinta. Enquanto se envolvia em uma rivalidade amigável com a equipe de desenvolvimento do BRZ, a TGR procurou desenvolver um veículo que proporcionasse felicidade aos fãs do 86 e realizasse uma evolução das sensações de direção únicas deste ícone. Como resultado, o novo GR 86 é especialmente projetado para desempenho esportivo e fornece uma direção direta e satisfatória da mais alta ordem.
Em setembro de 2019, a Toyota e a Subaru firmaram uma nova aliança de negócios e capital, como parte da qual as duas empresas se comprometeram a se engajar conjuntamente na fabricação de carros cada vez melhores. O novo GR 86 e o Subaru BRZ não são apenas um exemplo concreto desse compromisso, mas também representam um novo desafio para ambas as empresas, que buscam revolucionar as ideias convencionais de cooperação na indústria automotiva. No futuro, a Toyota e a Subaru pretendem aliar ainda mais seus respectivos pontos fortes, aprofundar seu relacionamento e, assim, buscar as possibilidades de fazer carros cada vez melhores.
Exterior
- Com para-choques que se estendem horizontalmente até a linha da cintura, o GR 86 possui uma postura distinta de veículos com motor dianteiro e tração traseira. Sua parte inferior horizontal baixa e traseira estreita se combinam para criar uma aparência ampla e com centro de gravidade baixo.
- A frente do veículo apresenta a grade funcional MATRIX característica da GAZOO Racing, que combina desempenho e emoção.
Interior
- O sistema operacional, que inclui os vários interruptores e painel de instrumentos acentuado horizontalmente, está perfeitamente localizado para criar um espaço que permite ao motorista se concentrar na direção.
- O display possui uma tela TFT de 7 polegadas. Sua sequência de animação de abertura é inspirada nos movimentos do pistão do motor horizontalmente oposto do GR 86 e promove uma sensação de excitação antes mesmo do carro sair do lugar.
Novo motor 2.4L de quatro cilindros opostos horizontalmente reúne as qualidades únicas do 86
- Equipado com um motor boxer 2.4L leve e compacto, com um centro de gravidade baixo, o novo GR 86 passa a oferecer desempenho superior e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3s, abaixo dos 7,4s da geração anterior. A capacidade de resposta do propulsor também foi aprimorada, proporcionando sensações suaves e sem estresse de baixa a alta rotação.
Com um pacote que inclui motor dianteiro com centro de gravidade extremamente baixo e tração traseira, o novo GR 86 oferece ainda mais agilidade
- As dimensões do novo GR 86 são quase idênticas às do modelo anterior. Limitar a altura geral e o ponto do quadril do veículo ajuda a diminuir o centro de gravidade e melhora o desempenho nas curvas, proporcionando assim a agilidade exigida de um 86.
- O uso de alumínio no teto resulta em um centro de gravidade mais baixo, assim como a utilização do material nos para-lamas, nos bancos dianteiros e nos silenciadores contribuem para a redução do peso.
- A rigidez da carroceria foi aprimorada com o objetivo de oferecer uma dirigibilidade agradável em todas as faixas de velocidade, desde o uso urbano, até limites superiores de desempenho. A rigidez torcional foi aprimorada em aproximadamente 50% em relação ao modelo anterior, contribuindo para maior estabilidade.
Os componentes aerodinâmicos estão enraizados no automobilismo
O GR 86 conta com componentes aerodinâmicos presentes em modelos 86 que fizeram parte de competições, incluindo saídas de ar, spoilers laterais e outras peças que melhoram a estabilidade e a capacidade de resposta da direção.
Um carro esportivo e seguro
A versão automática do GR 86 usa a tecnologia de assistência ao motorista EyeSight* da Subaru. Este sistema de segurança fornece suporte durante a condução diária; tecnologias de segurança de pré-colisão que ajudam a evitar ou reduzir os impactos da colisão; e suporte de resgate de emergência e para prevenção de colisões secundárias em caso de acidente.
*EyeSight é uma marca registrada da Subaru Corporation
Principais características para o novo GR 86 (para o mercado japonês)