TOYOTA GAZOO Racing busca recorde no centenário em Le Mans

Equipe tenta igualar marca de seis vitórias seguidas em La Sarthe e busca vitória na próxima semana

A TOYOTA GAZOO Racing fará parte de outro capítulo histórico das 24 Horas de Le Mans, quando o recorde de Hypercars entrar em ação diante de uma multidão com ingressos esgotados para a edição centenária da corrida de endurance mais famosa do mundo, nos dias 10 e 11 de junho.

Depois de cinco vitórias consecutivas desde 2018, a TOYOTA GAZOO Racing tem como meta um duplo hat-trick de vitórias contra um grid de 62 carros, incluindo 16 Hypercars de outras marcas lendárias, como Cadillac, Ferrari, Peugeot e Porsche. Apenas dois outros fabricantes venceram por seis anos consecutivos em Le Mans: a Ferrari de 1960 a 1965 e a Porsche de 1981 a 1987.

A corrida deste ano está mais prestigiada do que nunca, com 300 mil torcedores esperados para a edição do 100º aniversário de um evento que começou em 1923 como uma vitrine para a mais recente tecnologia automotiva e, desde então, tem sido pioneiro em inovações relevantes.

A TOYOTA GAZOO Racing teve um excelente início no WEC, graças as três vitórias nas três primeiras corridas, mais recentemente uma dobradinha nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Com o dobro de pontos em disputa, a equipe pode dar um passo importante rumo ao quinto título mundial consecutivo em Le Mans.

Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, no GR010 HYBRID número 7, ficaram em primeiro lugar em Spa em abril. Essa foi a preparação perfeita para Le Mans, aonde eles vão em busca de uma segunda vitória juntos, após a vitória em 2021 no início da era Hypercar.

Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa venceram Le Mans há um ano com o GR010 HYBRID número 8 e vão para a edição centenária como líderes do WEC depois de lutarem para terminar em segundo lugar em Spa, apesar de terem largado do final do grid.

Buemi é o piloto de maior sucesso da equipe em La Sarthe, com quatro vitórias. “É sempre emocionante competir em Le Mans, com sua atmosfera e história, mas este ano é ainda mais especial. Le Mans é o maior teste de resistência, e é uma honra participar desta edição única. Esta será a minha 12ª participação com a equipe. Precisaremos de toda a nossa experiência para enfrentar um forte desafio este ano, mas estou confiante de que estaremos prontos”, comenta Sebastién Buemi.

Já as cinco poles positions de Kobayashi contribuíram bastante para o recorde de seis poles consecutivas da equipe desde 2017.

“Le Mans é o ponto alto da nossa temporada e a corrida que mais queremos vencer. Precisamos começar do início e preparar nosso carro com perfeição, encontrar as melhores configurações e, mais uma vez, mostrar nosso grande espírito de equipe, pois a concorrência está cada vez mais forte. Le Mans pode criar muitas surpresas, portanto, estaremos preparados para tudo”, diz Kamui Kobayashi, piloto e chefe da equipe TOYOTA GAZOO Racing.

Este ano marca a 25ª participação da Toyota em Le Mans desde sua estreia em 1985, e a 12ª com potência híbrida, destacando sua dedicação ao aprimoramento da tecnologia híbrida em corridas de resistência, criando carros cada vez melhores para seus clientes por meio do automobilismo.

“Le Mans é a corrida que todos querem vencer. Sinto que o carro número 7 tem estado no topo de nosso jogo nos últimos anos, mas muitas vezes algo aconteceu e nós perdemos. Mas essa é a natureza de Le Mans: é uma corrida muito difícil de vencer. Este ano, acho que temos todos os ingredientes para disputar a vitória novamente e sei que somos capazes de lutar na frente”, comenta Mike Conway.

Embora o GR010 HYBRID tenha feito sua estreia em Le Mans há dois anos, o carro evoluiu continuamente desde que se tornou o primeiro vencedor do Hypercar e chega a La Sarthe após novos ajustes durante o inverno.

“Há muito tempo espero ansiosamente por esta Le Mans e é um prazer fazer parte desta equipe que participa de um evento tão histórico. Adoro a corrida e a pista. Pilotar nosso GR010 HYBRID em Le Mans é uma experiência incrível; você pode realmente sentir que nosso carro foi construído para essa pista. É empolgante saber que haverá 300 mil torcedores na corrida e posso entender por que, pois ela será única”, relata José María López.

O trem de força Racing Hybrid de alto desempenho, que consiste em um motor de 3,5 litros de 520 kW (707 PS) e um motor elétrico de 200 kW (272 PS), passou por mudanças para reduzir o peso e aumentar a confiabilidade, explorando o conhecimento exclusivo adquirido em mais de uma década de experiência com trens de força híbridos em Le Mans.
Vencedor da edição 99, Ryo Hirakawa falou sobre essa experiência única no circuito francês.

“Le Mans no ano passado foi incrível; vencer foi um sonho que se tornou realidade. Foi uma semana intensa, com muito esforço na pista e fora dela, e eu coloquei tanta energia para fazer o meu melhor que não foi fácil. Agora que estou na equipe, pilotando ao lado de Sébastien e Brendon, há mais um ano, tudo parece mais confortável. Sei o que esperar de Le Mans e como me preparar para estar em uma forma ainda melhor este ano”, diz Hirakawa.

O GR010 HYBRID de especificação 2023, que é alimentado por 100% de biocombustível renovável, apresenta ajustes aerodinâmicos e outras alterações de detalhes para melhorar a dirigibilidade e a consistência aerodinâmica.

Essas atualizações já foram validadas em competição durante as três primeiras corridas do WEC de 2023, mas a mais recente evolução do GR010 HYBRID dará suas primeiras voltas no Circuit de la Sarthe no domingo, durante o tradicional dia de testes.

“Será uma ocasião realmente especial e é uma grande honra estar no grid do 100º aniversário de Le Mans, que é sempre um grande desafio e isso é mais verdadeiro do que nunca este ano, com tantos Hypercars. Apesar de termos começado a temporada com três vitórias, vimos que as novas equipes estão se familiarizando com seus carros e, assim como nós, tenho certeza de que fizeram um grande esforço em Le Mans. Portanto, esperamos uma grande luta, sem margem para erros”, diz Brendon Hartley.

As sessões oficiais começam na próxima semana, com duas sessões de treinos na quarta-feira, antes e depois do primeiro treino classificatório, quando os oito carros mais rápidos de cada classe passarão para a disputa de 30 minutos do Hyperpole na quinta-feira. Duas outras sessões de treinos completam a ação na pista na quinta-feira.

A equipe passará a sexta-feira reconstruindo e preparando seus carros antes do início da 91ª corrida das 24 Horas de Le Mans, no sábado, 10 de junho. Ela termina 24 horas depois, quando mais uma página será adicionada à ilustre história do evento de maior prestígio das corridas de endurance.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes