Em consonância com seu objetivo principal de fazer carros cada vez melhores, promovendo o desenvolvimento de uma força de trabalho talentosa, a Toyota Motor Corporation (TMC) promoverá profundas alterações em sua estrutura a fim de tornar seus processos mais ágeis. As novidades entrarão em vigor a partir de abril de 2016.
Até o momento, a TMC já implementou grandes mudanças estruturais em seus esforços para produzir carros cada vez melhores, aumentando a força e a autonomia das operações regionais e enfatizando a importância do genchi-genbutsu (aprendizado e resolução de problemas onde eles estão) no treinamento pessoal.
Especificamente, em 2011 a Toyota reorganizou sua estrutura com o objetivo de promover a gestão baseada em região autônoma e, em 2013, a empresa dividiu uma parcela significativa de suas operações automotivas em quatro unidades de negócios. Apesar dessas mudanças estruturais, no entanto, a TMC ainda depende, em grande parte, de esforços individuais de seus próprios membros da equipe e stakeholders devido a seus atuais processos de estrutura e de trabalho. Em muitos casos, a coordenação interfuncional de todo esse processo acaba por consumir uma quantidade desproporcional de tempo e esforço.
Por isso, o objetivo fundamental desta reforma é a criação de uma empresa construída com base no produto e não mais na função. Isso permitirá a eliminação de barreiras dentro da empresa e extinguirá trabalhos de coordenação desnecessários, contribuindo para garantir que os esforços de todos os colaboradores serão aproveitados para o objetivo de fazer carros cada vez melhores e para desenvolver uma força de trabalho talentosa.
A Toyota está confiante no valor que será agregado a essa nova estrutura de gerenciamento, na qual nove unidades de negócios baseadas em produto e região vão aprender umas com as outras, junto com a matriz da Toyota Motor Corporation, no Japão (responsável pelas funções corporativas).
“Esta mudança estrutural pode não ser a solução definitiva, mas é certamente uma oportunidade”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation. “Eu gostaria de fazer disso uma oportunidade para aprimorar nossa força de trabalho e promover ainda mais a produção de carros cada vez melhores. O sucesso dessa mudança está em nossas mãos”, acrescentou.
Mais informações sobre alterações organizacionais e de executivos podem ser encontradas abaixo. As mudanças envolvendo executivos entram em vigor em 1º de abril, enquanto as mudanças organizacionais e de pessoal serão efetivas a partir de 18 de abril.
“Acredito que essa mudança estrutural permitirá à nossa região se desenvolver e crescer ainda mais, trabalhando em uma maior sinergia com a nossa matriz e em linha com outros mercados mundiais. Também irá melhorar a nossa capacidade de atender as necessidades dos nossos clientes e responder aos desafios da inovação, mobilidade e conectividade”, afirma Steve St. Angelo, CEO para a América Latina e Caribe da Toyota Motor Corporation.
Objetivos
– Desenvolver carros ainda melhores, tornando mais ágil a aplicação dos resultados obtidos pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento na produção;
– Permitir que as novas unidades de negócios tomem decisões com maior celeridade e independência;
– Fortalecer os departamentos responsáveis pela formulação de estratégias corporativas de médio e longo prazo.
Visão geral das novas organizações
Unidades de negócios
1) Criação de divisões de desenvolvimento por tipo de produto
Sete divisões de desenvolvimento por tipo de produto serão responsáveis pela estratégia e desenvolvimento dos produtos no curto e médio prazos.
– Divisão Pesquisa e Desenvolvimento Inovador e Engenharia
– Divisão Carros Compactos Toyota
– Divisão Veículos Médios
– Divisão Veículos Comerciais
– Divisão Lexus International Co.
– Divisão Motores
– Divisão Conectividade
Pesquisa e Desenvolvimento, Engenharia de Produção e Operações de Manufatura, que são organizadas por função até o momento, serão divididas em duas categorias: “avançada” e “produção em massa”, para então serem alocadas em cada divisão. As afiliadas do Grupo Toyota responsáveis pelo desenvolvimento e produção de veículos também contribuirão para essas divisões, quando necessário.
Para agilizar as operações, desde o planejamento até a fabricação, a plena responsabilidade e autoridade será dada ao presidente de cada uma dessas novas divisões.
2) As duas unidades de negócios divididas por regiões, Toyota No. 1 e No. 2, serão mantidas e fortalecidas
Uma forte presença local em mercados ao redor do mundo continuará a permitir que a Toyota conquiste novos fãs e construa operações regionais fortes. As unidades de negócios divididas por regiões já existentes, Toyota No. 1 e No. 2, na qual se inclui o Brasil e a América Latina, ajudarão a supervisionar e equilibrar as operações das novas divisões de desenvolvimento por tipo de produto.
Para simplificar o desenvolvimento de produtos que podem rapidamente atender às necessidades locais, a discrição sobre o uso de uma certa quantidade de recursos de Pesquisa e Desenvolvimento serão alocados em regiões específicas.
Matriz
1) Criação do Centro de Pesquisa Frontier
O papel do Centro de Pesquisa Frontier será o de desenvolver novas tecnologias e modelos de negócios a partir de uma perspectiva de longo prazo, baseada na sociedade, buscando receber comentários e sugestões de organizações de pesquisa externas e de membros do Grupo Toyota.
2) Criação da Divisão de Estratégia Corporativa (Reorganização das divisões não alocadas aos grupos)
Funções de planejamento estratégico de médio e longo prazos serão agrupadas dentro da Divisão de Estratégia Corporativa, com o objetivo de determinar futuras orientações estratégicas e otimização dos recursos operacionais.
3) Funções não pertencentes às novas Divisões
Mudanças serão feitas para apoiar as operações de cada unidade de negócios em áreas como as de capacidade de gerenciamento de custo e lucro e sistemas administrativos. Adicionalmente, certas funções serão parcialmente transferidas para essas novas divisões.
Visão geral da organização: