Além da transmissão de 12 e 16 velocidades, pacote de fornecimento da ZF inclui embreagens que garantem melhor desempenho ao conjunto. Destaque é a combinação de potência do veículo com um bom resultado em conforto e consumo de combustível
A ZF é a fornecedora dos novos caminhões extrapesados Volkswagen com as inovadoras transmissões TraXon de 12 e 16 velocidades produzidas no Brasil, na planta de Sorocaba, SP. O novo fornecimento equipa os caminhões 33.460 da linha Constellation e 28.460 e 29.520 da linha Meteor, recém-lançados no mercado. Além disso, a ZF fornecerá embreagens desenvolvidas especialmente para melhor desempenho do conjunto.
Os modelos Constellation 33.460 com potência de 460 cavalos e Meteor 28.460 e 29.520 com 460 e 520 cavalos de potência, respectivamente serão equipados com a TraXon 12 velocidades tendo a versão de 16 velocidades como opcional para aplicações especificas dos novos veículos.
De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e tecnologia industrial da ZF América do Sul, a transmissão TraXon foi personalizada para atender as demandas da montadora neste fornecimento. A calibração do software foi desenvolvida em conjunto com o time de engenharia da VW Caminhões e Ônibus para atender a aplicação on e off road no mercado brasileiro, considerando capacidades de carregamentos elevados, por volta de 74 toneladas ou mais no off road. “Mecanicamente, a transmissão teve um desenvolvimento global com uma capacidade de torque que atende várias motorizações, desde Direct Drive com até 2.800 Nm e a versão Over Drive com até 3.400 Nm”, explica.
O pacote exclusivo para a VW Caminhões e Ônibus incluiu a liberação de relação de eixo mais longas com objetivo de reduzir consumo de combustível. Nesse ponto, o executivo destaca o grande diferencial da ZF em relação à concorrência. “Alcançamos uma boa performance do veículo, aliado a um bom resultado de economia de combustível, com a utilização de funções no software como o “Fast Shifting”, que permitem engates mais rápidos com embreagem parcialmente aberta quando há uma condição de alta dinâmica no veículo, reduzindo tempo de engate e ganhando em consumo de combustível”.
Outro destaque do projeto é a função “EcoRoll”, na qual o veículo rola em neutro, quando condições de segurança e dirigibilidade são atendidas, aproveitando a inércia e, consequentemente, contribuindo também para a redução no consumo de combustível.
Para garantir a alta performance e segurança dos projetos, os testes foram realizados em operações highway no Estado do Rio de Janeiro. Para aplicações off road os testes foram conduzidos em usinas de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, SP. “Os testes evidenciam a combinação de um veículo potente com um bom resultado em consumo de combustível, pois os trabalhos foram realizados buscando otimizar essa relação da melhor forma possível. Como resultado, temos um veículo com trocas confortáveis e ágeis, com inteligência de engate totalmente assertiva e otimizada”, explica.
Os novos caminhões Constellation e Meteor também serão equipados com as embreagens ZF que, junto com a transmissão TraXon, atingem o máximo de performance requerida, tanto na suavidade e conforto nas saídas, como em aplicações severas que se exigem a robustez e confiabilidade na operação. As embreagens ZF possuem características especiais, desenvolvidas com material de atrito de última geração, com processo produtivo totalmente sustentável. O revestimento da embreagem S630C apresenta maior leveza, possui um amortecimento axial otimizado do disco que suaviza o sistema, gerando conforto nas partidas, além de ser durável e de máxima robustez em aplicações severas.
A mola membrana do platô, com característica especial para aplicação em transmissões automatizadas, proporciona controle preciso durante toda a vida útil do conjunto. O disco com amortecedor torcional de baixa rigidez garante conforto acústico e protege o trem de força dos efeitos indesejados das vibrações do motor.
As modernas transmissões TraXon são mundialmente reconhecidas por oferecerem maior eficiência energética, aliando maior aproveitamento da potência dos caminhões com menor consumo de combustível, melhor relação peso/potência. Permite que o caminhão possa levar mais carga, com baixos níveis de ruído, e rotações mais baixas do motor em altas velocidades (vantagem que também contribui para redução do consumo de combustível). Não há o escorregamento da embreagem em manobras, pois a sincronia perfeita das engrenagens evita solavancos.
A TraXon também é uma transmissão mais leve e com menores custos de manutenção e sua tecnologia permite maior intervalo entre trocas de óleo, o que se traduz em mais rentabilidade à operação logística.