Curta! estreia, nesta semana, episódio da série “Incertezas Críticas”, com Djamila Ribeiro
A filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro é a pensadora convidada do novo episódio da terceira temporada de “Incertezas Críticas”. A série, dirigida por Daniel Augusto, é exclusiva do Curta! e do Curta!On, o streaming do canal disponível no NOW, da NET/Claro, e em Curtaon.com.br.
As reflexões trazidas por ela se iniciam com o desenvolvimento do conceito de “lugar de fala”, tema de seu primeiro livro. Segundo a escritora, há uma exclusão de grupos sociais, como negros e mulheres, do cânone científico e filosófico, e essas vozes de origens diferentes do pensamento majoritariamente branco e europeu devem coexistir e ser consideradas em suas especificidades.
Djamila também analisa a questão do racismo no Brasil: “é uma estrutura de um país que teve quase quatro séculos de escravidão (…). Pessoas negras eram mercadoria, eram comercializadas”, relembra a filósofa. Ela ressalta que, durante muito tempo, prevaleceram teorias — que se autodenominavam “científicas” — baseadas numa noção equivocada de inferioridade racial, justificando a escravidão e a opressão contra negros e negras: “As teorias não são só teorias, como as pessoas pensam. Elas elaboram e organizam a sociedade”.
Dedicada aos intelectuais brasileiros, a terceira temporada de “Incertezas Críticas” traz a reflexão de 13 pensadores diante do mundo contemporâneo. A cada episódio, um novo convidado. São eles: Christian Dunker, Djamila Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Marilena Chaui, Olgária Matos, Paulo Arantes, Peter Pál Pelbart, Raquel Rolnil e Renato Janine Ribeiro.
Serviço:
Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 02/09
20h30 – “Incertezas Críticas” (série) – Episódio: “Djamila Ribeiro”
Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política pela Unifesp e autora de livros como “Pequeno Manual Antirracista” e “Quem tem medo do feminismo negro?”. Neste episódio, ela explica o que é racismo estrutural e o conceito de lugar de fala. Além disso, comenta sobre quem tem medo do feminismo negro e sobre o assassinato de George Floyd. Direção: Daniel Augusto. Duração: 26 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 03 de setembro, sexta-feira, às 0h30h e às 14h30; 05 de setembro, domingo, às 10h