Com mais de 20 anos no mercado, a Takao é hoje uma das maiores empresas de peças de reposição no Brasil
O ano era 2000, o local era uma pequena sala dentro de uma retífica de motores na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo e o espírito empreendedor era da microempresária Fátima Soares, nascia nesse contexto o que é hoje uma das maiores fornecedoras de autopeças do Brasil, que está presente em 16 estados, com 20 Centros de Distribuição Regionais, além de contar com Centro de Distribuição Nacional que ocupa uma área de 18 mil m² no Espírito Santo, a Takao.
Fátima Soares conta que o primeiro passo foi dado com a criação da Goop, que foi fundada pela necessidade de peças para reposição no mercado automotivo brasileiro. “Nossa origem se deu na vontade de desbravar o mercado de autopeças, que precisava de uma empresa dedicada a esse segmento. Conseguimos transformar nossa dor, de quando tínhamos a retífica, em uma solução para o mercado”, lembra a empresária.
Anos mais tarde, com o crescimento do mercado de peças para reposição, a empresa passa por uma reformulação e uma reestruturação, surgindo então a Takao, que é hoje uma das empresas mais lembradas pelos reparadores e a única que atende a todos os componentes internos do motor, com mais de 23 mil itens e portfólio que atende a 95% dos motores nacionais e importados, de veículos da linha leve, pickups e vans que rodam pelo Brasil.
“Podemos dizer que a história da Takao se divide em três importantes etapas para chegarmos onde estamos hoje: a primeira foi quando decidimos encarar esse mercado de frente, trazendo a bagagem que tínhamos da época em que trabalhávamos com retífica de motores. A segunda etapa, dez anos depois, se deu com o surgimento da marca Takao e com nossa solidificação entre as maiores fornecedoras de autopeças para a frota circulante no Brasil. Agora estamos iniciando a terceira etapa, trabalhando para estar cada vez mais próximo ao aplicador, atendendo suas necessidades de maneira exclusiva e pontual”, afirma Fátima Soares.
Estima-se que mais de cinco milhões de veículos que rodam diariamente pelo Brasil, têm peças Takao, que têm em seu portfólio mais de 23 mil itens entre anéis, arruelas de encosto, bielas, bombas d’água, bombas de óleo, bronzinas, camisas de cilindro, comandos de válvula, correias, guias, juntas, kits corrente, parafusos de cabeçote, pistões, retentores, tensores, tuchos e válvulas.
Os 20 Centros de Distribuição devidamente abastecidos com peças em estoque e instalados estrategicamente em todo o Brasil, dão à Takao a capacidade de atender, em até 24 horas, 70% do Território Nacional, com a entrega das peças solicitadas. A otimização desse processo é reforçada com uma capacidade logística que permite que a peça saia diretamente do Centro de Distribuição para o aplicador, o que é inédito no mercado de reposição de autopeças.
A Takao se desenvolve e cresce junto ao mercado de automóveis, pois, todos os anos, lança no mercado de peças para reposição, em média, 400 novos produtos em seu portfólio. É por isso que a Takao foi eleita recentemente, em pesquisa realizada junto aos aplicadores, a 2ª marca mais lembrada entre os profissionais do ramo, quando o assunto é peça de reposição.
Um dos pilares da Takao, é pensar nas comunidades em que as unidades estão instaladas, bem como no bem-estar dos colaboradores e de suas famílias. Pensando assim, a Takao dá prioridade à contratação de serviços de pequenos empreendedores do entorno da empresa. Além disso, promove constantemente eventos específicos para o bem estar de suas equipes.
Outra maneira transparente de convívio é a promoção de um café da manhã com o CEO da Takao, André Niero. No bate-papo, todos podem colocar questões ou situações, além de trocar experiências e conhecer melhor a história e a trajetória da empresa em que atuam. Atitudes como estas, já colocam a Takao entre as melhores empresas para se trabalhar do Great Place to Work – GPTW, uma consultoria global que apoia empresas, entidades e organizações a obterem melhores resultados através de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação no mercado em que atuam.
Capacitar os profissionais do mercado sobre as inovações da indústria automotiva e servir de plataforma para esclarecimento de dúvidas é um dos principais objetivos da Takao. “Trabalhamos com uma equipe de mais de 200 colaboradores, mas dentro da nossa visão, há uma rede enorme de relacionamento da marca com varejistas e aplicadores, que são os nossos principais parceiros e embaixadores”, explica Fátima Santos.
No YouTube, a empresa tem a Academia do Motor Takao, que é atualizada semanalmente e já conta com mais de 110 vídeos publicados, sendo sua grande maioria materiais que demonstram na prática a montagem e a desmontagem de motores, bem como discussões sobre quais os melhores tipos de motor para um determinado veículo, ou, quais são os sinais de desgaste de peças.
www.youtube.com/c/AcademiadoMotor
Além disso, com o intuito de levar conhecimento prático especializado para todos os cantos, o Caminhão Escola da Takao é um novo projeto que saiu do papel, através de uma oficina itinerante. Em sua estrutura, o caminhão têm ferramentas, bancada, equipamentos e outros materiais para levar aos mecânicos conhecimento e atualizações sobre diversas técnicas.
A Takao firmou uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do Ipiranga e da Vila Leopoldina, ambos, tradicionais em aulas de reparação automotiva no ensino técnico e especializado, Estão previstas aulas específicas sobre motores com a assinatura da Takao, com temas como gestão de fluxo financeiro, preparação de motores, metrologia, entre outras especialidades. Além disso, a Takao firmou uma parceria com o Projeto Social Gerando Falcões, para levar ensinamentos e conhecimentos técnicos, com iniciativas inovadoras e tecnológicas, focadas na formação das comunidades assistidas pela entidade.
Em outra ação, a Takao também faz parte da plataforma de aprendizado, Learning Village, em parceria com a Singularity University, dedicada a inspirar, educar e dar suporte a líderes e empresas, na jornada de inovação, demonstrando como aplicar as tecnologias exponenciais para resolver os desafios-chave e apontar caminhos para o futuro.
A TAKAO está presente em três das principais competições do calendário nacional de automobilismo. Entre elas a Stock Car, o Campeonato Brasileiro de Drift e o Nacional de Turismo. Para André Niero, CEO da Takao, participar dessas competições de alto nível de competitividade, traz para a marca uma alta visibilidade e ainda proporciona realizarmos experiencias muito positivas com nossos clientes, levando-os a sentirem ao vivo a emoção do ronco dos motores , nas pistas . “Proporcionar aos nossos parceiros – distribuidores, auto peças e aplicadores – experiências memoráveis, está no nosso DNA . |E o patrocínio dessas modalidades do automobilismo nacional nos dá essa oportunidade”
Na Stock Car, a Takao patrocina o piloto, Allam Khodair, que compete na categoria desde 2005, onde já conquistou nove vitórias, 35 pódios e 14 pole positions, e que atualmente defende a equipe Blau Motorsport. “O Khodair é um grande parceiro da TAKAO e um grande influenciador da marca”, reforça Niero.