Unidade de São Caetano do Sul da GM celebra 6 milhões de carros produzidos

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O complexo industrial da GM em São Caetano do Sul (SP) comemora neste mês de agosto 84 anos de atividades e a marca de 6 milhões de veículos produzidos, atingida por um sedã Cobalt.
Localizada em um terreno urbano de 290,5 mil m², a fábrica tem capacidade produtiva atual superior a 50 carros por hora, mas começou a operar por volta dos anos 1930 montando alguns poucos furgões por semana e de forma quase artesanal, devido a tecnologia disponível à época.
A implantação da General Motors no Brasil estava ligada à estratégia da corporação de origem norte-americana, de aproveitar as novas oportunidades que surgiam no exterior, onde os modelos Chevrolet tornavam-se cada vez mais populares.
O primeiro automóvel de passeio produzido em São Caetano do Sul foi um Opala quatro portas ano 1968. De lá para cá, o complexo industrial passou por diversas expansões para poder acompanhar o processo de ampliação e modernização da linha Chevrolet no país.

O Cobalt número 6 milhões!
O Cobalt número 6 milhões!

Vários outros ícones da indústria automobilística nacional saíram desta fábrica, como o Monza, o Vectra e o Omega. Todos carros que marcaram época pelo seu pioneirismo.
Atualmente em São Caetano do Sul são produzidos os modelos Cruze (versões hatch e sedã), Spin, Montana e Cobalt, destinados também para exportação. Maquinários robotizados de última geração ajudam a garantir os níveis globais de qualidade exigidos pelo mercado.
A empresa possui cinco fábricas no país, sendo duas destinadas à montagem de veículos. A de Gravataí, no Rio Grande do Sul, inaugurada em 2000, atingiu no mês passado a marca de 2,5 milhões de carros produzidos. Já de São José dos Campos, em São Paulo, saíram até então pouco mais de 5,6 milhões de unidades.
No complexo de São Caetano do Sul (SP), desde 1989 um sistema de reuso do efluente industrial é utilizado nos processos industriais, evitando o consumo de água potável.
Nos últimos meses, processos adicionais também estão recebendo água de reuso, tais como torres de resfriamento e a preparação de produtos químicos dos processos de pintura.
Estes sistemas possibilitaram o reuso de mais de 225 milhões de litros desde 2011, sendo 22 milhões nos primeiros 6 meses de 2014.
As iniciativas de melhoria contínua aplicadas à gestão de consumo eficiente de água resultaram em uma redução média de 73% do consumo de água por veículo produzido.
O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fez a GM reduzir, entre 2005 e 2013, 60% o consumo médio de energia elétrica para produzir um carro no país.
 

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