O homem mais rápido do mundo pilotou o carro elétrico que bateu o recorde mundial, antes da primeira corrida da 10ª temporada na Cidade do México
O homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, experimentou um novo nível de velocidade e aceleração de tirar o fôlego, ao assumir o volante do carro de corrida GENBETA, que quebrou o recorde mundial da Fórmula E, na Cidade do México, na sexta-feira (12).
Antes da primeira corrida da 10ª temporada no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, o medalhista de ouro olímpico dirigiu o revolucionário carro de corrida elétrico da Fórmula E GENBETA durante uma volta completa na pista onde será realizado o E-Prix Hankook da Cidade do México de 2024 neste fim de semana.
O homem mais rápido do mundo nos 100m e 200m não resistiu a possibilidade de experimentar as capacidades do GENBETA, que quebrou o recorde mundial oficial de velocidade em pista coberta (indoor) em mais de 50 km/h, atingindo 218,71 km/h dentro do ExCeL London, na semana decisiva da temporada passada.
Bolt acelerou desde a linha de largada na pista do circuito Autódromo Hermanos Rodríguez, alcançando 0-60mph em 2,89 segundos e percorrendo 100m em 4,36 segundos – 5,22 segundos mais rápido que seu recorde mundial de 100m de 9,58 segundos.
Antes de experimentar a potência de 400kW do GENBETA , Bolt teva a oportunidade de ser orientado pelo o atual campeão mundial de Fórmula E, Jake Dennis (Andretti Formula E Team) e a ex-estrela da Fórmula 1 e novo apresentador de TV da Fórmula E, David Coulthard.
O GENBETA apresenta uma série de modificações para “desbloquear” efetivamente as especificações do carro de corrida GEN3 da Fórmula E.
Apresentado na última temporada, o GEN3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h (200 mph), o GEN3 é usado pelas 11 equipes e 22 pilotos no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
“O carro de corrida GENBETA é como um foguete sobre rodas. Ter a oportunidade de pilota-lo foi uma experiência alucinante. A potência desde o início foi uma grande surpresa e a adrenalina que você sente é em um nível diferente de tudo que já experimentei antes. Disseram-me que assim que você pilota, você não quer parar ou sair e eles estavam certos. Eu faria isso todos os dias se pudesse. Se eu tiver mais tempo, com certeza irei mais rápido”, declarou Usain Bolt, recordista mundial dos 100m, 200m e 4x100m.
“Usain Bolt é elétrico. O que poderia ser mais Fórmula E do que reunir dois recordistas mundiais – Usain Bolt e o nosso carro de corrida GENBETA – só para ver o que acontece? Usain quebrou o recorde mundial há 15 anos e ninguém chegou perto de vencê-lo desde então. Ele veio ao nosso evento hoje com a mesma determinação e confiança para sair de sua zona de conforto, entrar em nosso incrível carro de corrida e ver o que ele poderia fazer. Ele também está me perguntando se pode voltar amanhã e ver se consegue ir ainda mais rápido”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
“Fiquei muito impressionado com o foco e o desejo de Usain de ter um desempenho forte. Coloque o homem mais rápido do mundo neste incrível carro de corrida e ele sempre o levará ao limite. Uma vez campeão, sempre campeão”, comentou David Coulthard, ex-piloto de F1 e apresentador de TV da Fórmula E.