Para ajudar os consumidores que estão pensando em adquirir um veículo de leilão, a Super Visão Vistorias Automotivas listou os prós e contras desse tipo de aquisição
Na hora de comprar um carro usado ou seminovo é preciso se atentar a diversos fatores, desde a aparência do carro, até o consumo de combustível, o índice de depreciação do veículo e o desgaste das peças. Além disso, é necessário que o carro “caiba no bolso” do comprador, sem prejudicar a sua vida financeira, e é, justamente, pensando no melhor custo-benefício que muitas pessoas optam por comprar um automóvel de leilão, já que eles podem chegar até 30% abaixo do valor da Tabela Fipe.
Lembrando que, em um leilão de veículos, o carro é anunciado com um valor mínimo e, a partir disso, leva o bem quem fizer o maior lance. O pagamento é realizado dentro do prazo estipulado pelo leilão e deve ser à vista, além de contar com uma comissão de 5% relacionada ao trabalho leiloeiro, custos de documentação e guincho do veículo.
Para ajudar os consumidores que estão pensando em comprar um automóvel dessa forma, a Super Visão, uma das maiores rede de franquias de vistorias automotivas do Brasil, listou as vantagens e as desvantagens desse tipo de aquisição.
Vantagens
– Preço abaixo do mercado
A maior vantagem de comprar um carro de leilão é o preço abaixo do praticado no mercado. Há casos em que o veículo pode ser leiloado até 30% abaixo do preço da Tabela Fipe.
– Agilidade no processo
A espera pela entrega da chave do carro é bem menor que a de um financiamento. Ao comprar um carro de leilão, não há muita burocracia no processo de resolução das pendências do veículo, sendo mais rápido do que uma compra convencional.
– Carro sem dívidas
Quem compra um veículo de leilão não é responsável por nenhuma dívida antiga do bem, sendo assim, atrasos de IPVA, licenciamento ou multas não são cobradas de quem está comprando no leilão.
Desvantagens
– Valor de revenda mais baixo
Muitos lojistas e concessionárias optam por não comprar carros que possuem histórico de leilão. Há uma certa desconfiança quanto a possíveis avarias do veículo, o que causa uma depreciação maior ao bem, sendo assim, a revenda deste carro pode ser mais difícil.
– Seguro mais caro
Por se tratar de um carro com indício de sinistro, muitas seguradoras elevam seu preço ou até mesmo não oferecem cobertura, o que é um risco ao investimento. Mas vale ressaltar que cada seguradora possui um processo de aprovação para cobertura parcial ou total do veículo.
– Problemas de danos estruturais e/ou conservação do veículo
A maior desvantagem de comprar um carro de leilão é não ter certeza de sua real condição estrutural. Se o leilão foi organizado por uma seguradora, há maior possibilidade deste veículo ter sofrido uma batida que tenha afetado sua estrutura e, consequentemente, sua segurança.
Ou seja, comprar um carro de leilão significa assumir alguns riscos. Por isso, a Super Visão reforça que, antes de decidir se vale a pena, ou não, esse tipo de aquisição, é recomendado que o comprador leve em conta suas necessidades e vida financeira, mas não se esqueça de analisar, também, a condição do carro, para tomar a melhor decisão. Ainda de acordo com a rede, uma dica para se certificar de que o veículo não possuí problemas de danos estruturais ou de conservação é fazer uma vistoria veicular, realizada por uma empresa idônea e, de preferência, de sua confiança.