– Com alta de 6% no quadrimestre, comerciais leves é que estão segurando as vendas. Queda do mercado total é de 4,5%.
– Bom desempenho dos utilitários beneficia a Fiat, líder graças aos campeões Strada e Fiorino.
Graças aos veículos comerciais – especialmente utilitários esportivos, furgões e picapes pequenas – o mercado de veículos no Brasil não está ainda pior do ponto de vista da indústria.
O balanço do quadrimestre mostrou uma queda de 4,5% em carros e comerciais leves, com vendas de 1.054.154 unidades no período, contra 1.104.407 entra janeiro e abril do ano passado. Mas carros de passeio e comerciais leves tiveram desempenhos distintos: enquanto os primeiros tiveram queda bem maior do que a média, as vendas de comerciais leves cresceram.
Com 857.306 unidades no primeiro quadrimestre de 2013, as vendas de automóveis caíram 7,6% este ano, com apenas 792.145 unidades comercializadas, conforme números do Renavam. Já o segmento de comerciais leves teve um crescimento de 6%, saltando de 247.101 para 262.009 unidades.
E onde se deu exatamente esse aumento de vendas? Em primeiro lugar no segmento de furgões pequenos, que, graças ao excelente desempenho do novo Fiorino, lançado em dezembro do ano passado, cresceu 20,3% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado (veja quadro 1).
Foram vendidos 10.140 furgões pequenos este ano, contra 8.428 no período janeiro-abril do ano passado; quase sete mil foram Fiorino (70% do segmento). Outro utilitário da Fiat, o Dobló, também contribuiu para o crescimento do segmento, passando de 977 para 1.462 unidades. Todos os outros modelos venderam menos do que no ano passado (veja quadro 2).
O segmento dos utilitários esportivos também teve um desempenho expressivo, com alta de 13,7%, ou vendas de 92.549, contra 81.373 no primeiro quadrimestre do ano passado. Líder do segmento, o Ecosport perdeu 7,7% nas vendas, mas novos modelos no mercado ajudaram a aumentar o volume de vendas, caso do Tracker, da GM, que vendeu 6.018 unidades.
O Honda CRV vendeu 1.382 unidades e o Rav 4, da Toyota, 2.390, ambos com crescimento em relação ao ano passado. A maioria dos 83 modelos que disputam esse que é o maior segmento do mercado em número de carros, teve queda de vendas este ano (veja ranking no Quadro 3).
O outro segmento que cresce este ano, na contramão do mercado, é o das picapes pequenas (derivadas de automóveis). No total, o aumento de vendas de picapes pequenas foi de 9,7% nos quatro primeiros meses do ano, com vendas de 85.993 unidades, contra 78.409 no mesmo período do ano passado. Sozinha, a Strada vendeu 60,6% do segmento, com 52.130 unidades nos quatro meses (veja Quadro 4). A picape da Fiat, inclusive, foi líder de vendas em março no mercado total e se mantém entre os dez veículos mais vendidos no País.
Mercado total
Segmento 2013 2014 Evolução
Carro 857.306 792.145 -7,6%
Com. Leves 247.101 262.009 +6,0
Total 1.104.407 1.054.154 -4,5%
Quadro 1 – Veículos comerciais
Segmento 2013 2014 % Evolução
Furgão pequeno 8.428 10.140 0,96 20,3%
Utilitário Esp. 81.373 92.549 8,78 13,7%
Picape pequena 78.409 85.993 8,16 9,7%
Picape grande 55.811 53.327 5,06 -4,5%
Furgão grande 23.065 19.962 1,89 -13,5%
Quadro 2 – Ranking de furgões pequenos
Janeiro-abril 2014
Class | Carro |
2013 |
2014 |
% |
1 |
FIORINO |
4.500 |
6.997 |
55,48 |
2 |
Doblò |
977 |
1.462 |
49,64 |
3 |
Kangoo |
1.675 |
1.240 |
-25,97 |
4 |
Partner |
177 |
125 |
-29,37 |
5 |
Towner |
519 |
104 |
-79,96 |
6 |
Changan |
396 |
91 |
-77,02 |
7 |
Hafei minivan |
157 |
80 |
-49,04 |
Quadro 3 – Ranking de utilitários esportivos
Janeiro-abril 2014
Class | Carro |
2013 |
2014 |
% |
|||||||
1 |
ECOSPORT |
21.584 |
17.441 |
-19,19 |
|||||||
2 |
|
11.258 |
14.420 |
28,08 |
|||||||
3 |
Tracker |
.0 |
6.018 |
0 |
|||||||
4 |
Tucson |
568.2 |
5.599 |
-1,46 |
|||||||
5 |
Pajero |
5441 |
4.813 |
-11,54 |
|||||||
6 |
IX35 |
3992 |
4.269 |
6,93 |
|||||||
7 |
Hilux sw4 |
3698 |
3.918 |
5,94 |
|||||||
8 |
ASX |
2417 |
3.774 |
56,14 |
|||||||
9 |
Sportage |
3107 |
3.158 |
1,64 |
|||||||
10 |
RAV4 |
38 |
2.428 |
6.289,47 |
|||||||
11 |
C3 Aircross |
2788 |
2.338 |
-16,14 |
|||||||
12 |
Outlander |
983 |
2.230 |
126,85 |
|||||||
13 |
Evoque |
1721 |
1.841 |
6,97 |
|||||||
14 |
Tiguan |
2268 |
1.560 |
-31,21 |
|||||||
15 |
CRV |
94 |
1.476 |
1.470,21 |
|||||||
16 |
Santa Fe |
852 |
1.398 |
64,08 |
|||||||
17 |
Freemont |
1196 |
1.275 |
6,6 |
|||||||
18 |
Vitara |
1303 |
1.033 |
-20,72 |
|||||||
19 |
Q3 |
488 |
1.002 |
105,32 |
|||||||
20 |
Blazer |
789 |
971 |
23,06 |
Quadro 4 – Ranking de picapes pequenas
Janeiro-abril 2014
Class | Carro |
2013 |
2014 |
Volume |
% |
1 |
Strada |
39.161 |
52.130 |
12.969 |
33,11 |
2 |
Saveiro |
22.379 |
20.368 |
-2.011 |
-8,98 |
3 |
Montana |
13.812 |
13.194 |
-618 |
-4,47 |
4 |
Hoggar |
255 |
235 |
-20 |
-7,84 |
5 |
Hafei míni |
115 |
59 |
-56 |
-48,69 |
7 |
Courier |
2.673 |
2 |
-2.671 |
-99,92 |