Vibração no sistema de freio pode indicar oxidação das peças

Sujeira acaba prejudicando o encaixe do disco de freio com o cubo de roda

Composto por diversos componentes, entre eles, discos, tambor, pastilhas, servo freio, cilindro mestre e fluido, o sistema de freio é um dos mecanismos mais importante do veículo, fundamental para a segurança de seus ocupantes. Por isso, motoristas devem ter alguns cuidados quando se fala em manutenção. A Fremax, marca premium de componentes para sistema de freios, recomenda atenção às vibrações no sistema de freio. “Vibração no sistema de freio pode ser motivada pela oxidação”, comenta Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.

Ele lembra que, na hora da instalação do disco de freio, a superfície de contato do cubo de roda precisa ser limpa, pois esta região é sujeita à oxidação. “Se a limpeza não for feita, o encaixe do disco no cubo de roda não será perfeito, criando interferência e ocasionando vibrações e falso diagnóstico de empenamento”, alerta.

Todas as peças do sistema de freio estão interligadas e o bom funcionamento depende das condições de todos os componentes, a limpeza e verificação da espessura do disco de freio procedimentos necessários a cada troca de pastilha de freio, assim como também precisa ser realizado o pré-assentamento que começa na oficina e segue nos 300 quilômetros seguintes com o dono do carro que deve tomar cuidado para frear suavemente.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes