Vida útil da junta homocinética depende de condição do veículo e manutenção

Componente importante na hora de transmitir a força do motor de forma constante às rodas, a junta homocinética pode ter longa durabilidade, dependendo das condições de uso do veículo. No entanto, na hora da manutenção, os motoristas devem ter alguns cuidados. “É recomendável avaliar a junta homocinética entre 5 mil km e 10 mil km e ficar também atento a ruídos com o veículo esterçado e em movimento, pois pode indicar que chegou o momento da reparação”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Silva explica que coifas e braçadeiras devem ser examinadas periodicamente, essas peças, quando comprometidas, reduzem sensivelmente a durabilidade da junta homocinética. “Naqueles casos onde a substituição da junta homocinética é realmente necessária, é preciso ficar atento e escolher uma peça de qualidade”, comenta.

Peças recondicionadas e ou de baixa qualidade certamente vão apresentar vida útil muito abaixo do esperado. Segundo Silva, o veículo deve estar sempre dentro das especificações recomendadas pelo fabricante e, caso ocorra alguma anormalidade, o veículo deve ser encaminhado a um profissional especializado, que conta com conhecimento técnico e ferramentas adequadas para realizar a manutenção.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes