Viemar Automotive cresce com aumento de vendas e contratação de funcionários mesmo com a pandemia

Fabricante gaúcho, líder do segmento automotivo, mostra força durante a crise sanitária

Na contramão da crise econômica da pandemia Covid-19, que já fez a Ford e a Audi, entre outras fabricantes, até anunciar que irão parar de produzir automóveis no país, uma indústria gaúcha do setor de autopeças de reposição está numa semana de festa: a Viemar Automotive, aqui de Porto Alegre. Não só por ter comemorado seu aniversário de 25 anos nesta última terça-feira, dia 23 de fevereiro, mas principalmente pelo seu incrível desempenho, que elevou em 27% as vendas de produtos, ao ponto de ter que contratar 20% a mais de funcionários para atender a maior demanda.

Enquanto as principais marcas de automóveis estão até oferecendo férias obrigatórias para seus funcionários por falta de peças e paralisando suas fábricas, neste mês de março, a Viemar é a própria produtora de seu portfólio atual de quase 2 mil componentes e está aproveitando, inclusive, a menor concorrência das fabricantes chinesas nesse difícil período que o país atravessa. Não é para menos: se estamos tendo dificuldades até de importar insumos da China para as necessárias vacinas contra o Covid-19, imagine em relação às peças de reposição. Justamente num momento em que houve acentuada queda de vendas de veículos novos e um sensível aumento do mercado de usados.

Mas não é só por isso que a Viemar Automotive foi uma das poucas empresas que mais cresceram fora de setores de mais necessidades desse período de pandemia. Em 2017, já era a líder no país do segmento de aftermarket de peças de suspensão, direção e freios para veículos leves. Naquele ano, lançou um programa de garantia inédito no setor: 70 mil km ou 2 anos para todas as suas peças.

Mas, como a maioria das empresas nacionais, começou muito pequena, em 1996, quando o presidente fundador Fabio Toniolo Vieira identificou uma oportunidade de negócio no mercado automotivo brasileiro. Na época, já existiam algumas empresas que produziam peças para o segmento de suspensão e direção, mas foi a partir da inovação e da busca por soluções diferenciadas que a Viemar conseguiu conquistar o seu espaço.

No início das atividades, a Viemar estava alocada em um escritório modesto. Com o passar dos primeiros anos e a superação dos desafios de uma empresa nova no mercado, foi possível dar um passo importante e construir a primeira sede própria, com 700 m², no município de Canoas/RS. No ano de 2008, o caminho da empresa gaúcha teve mais um marco com a mudança para uma nova planta de 4.000 m², em Porto Alegre. Com o aumento de produção e novos desafios sendo superados, a empresa também adotou programas de qualidade e gestão, que em pouco tempo permitiram a ampliação da operação, chegando aos 8.000 m² atuais.

“2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a VIEMAR não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios. Mas preparamos a empresa para este novo cenário criando por exemplo modelos de execução comercial focados na busca por resultado. Mantivemos a nossa linha de trabalho evoluindo dia a dia os processos que garantem a 25 anos o nosso patamar diferenciado de qualidade. Foi um ano muito especial para nós, cuidamos do nosso maior ativo, as nossas pessoas. Aqui entendemos que a nossa gente é a nossa força, e estas com toda a motivação e engajamento construíram mais um ano de consolidação da marca, ganho de Market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes. 2021 promete ser um ano de novas conquistas, mercados e RESULTADO. Um ano especial marcado pelos 25 anos da companhia”, explica José Salis, Diretor Comercial e Engenharia da Viemar Automotive.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes