— Diretor de Marketing aposta com que quiser que o velho campeão vai fechar 2014 mais uma vez como o mais vendido
Axel Schroeder, diretor de Marketing da Volkswagen, desafiou para uma aposta quem está colocando em dúvida a capacidade do Gol manter a liderança de vendas mesmo sem a versão G4, que dava fôlego ao modelo líder do mercado brasileiro por 27 anos.
Para a Volkswagen, o fim do Gol G4 não vai impactar na redução de participação total no mercado porque, pouco a pouco, o Up, lançado no início deste ano, vem ocupando o espaço na base do mercado.
Com preço a partir de R$ 26,9 mil (versão duas portas lançada nesta quinta-feira – veja matéria) o novo modelo está atendendo o segmento de entrada, que era consumidor do Gol velho. Mas o modelo Gol, este sim está perdendo espaço. Em fevereiro ele vendeu apenas 14.079 unidades e em março 12.529, sendo ultrapassado pela picape Strada, que ficou em primeiro lugar e pelo Pálio, que ficou em segundo. O carro da Volks amargou a terceira posição (veja o ranking dos três primeiros meses do ano).
Apesar da confiança, Axel Schroeder não convenceu: se o Up está ocupando o espaço que antes pertencia ao G4, como o Gol vai conseguir o patamar de vendas do ano passado, cerca de 20,1 mil unidades por mês?
O diretor argumenta que a marca vai manter a participação, mas não explicou como o Gol vai manter a liderança: se vai aumentar as vendas ou se os concorrentes não terão fôlego para brigar pelo primeiro lugar no rankig
O Up vem crescendo, vendeu 2.115 em fevereiro e 3.517 em março. Em abril ele está ameaçando o Fox na luta para entrar entre os dez mais vendidos. Mesmo assim, as vendas dos dois (e dos demais modelos da marca), não está garantindo à Volkswagen o retorno ao patamar de 17,5% registrado no ano passado. A marca tem no acumulado do ano apenas 16,5% de participação, o pior desempenho da história.
Ranking por modelo
Janeiro 2014
Class . |
Carro |
Unidades |
1º |
Gol |
21.671 |
2º |
Uno |
13.627 |
3º |
Fiesta Hatch |
13.180 |
4º |
Strada |
12.366 |
5º |
Palio |
12.277 |
6º |
Siena |
11.415 |
7º |
Fox |
11.267 |
8º |
Hb20 |
9.613 |
9º |
Ônix |
9.291 |
10º |
Sandero |
9.155 |
Ranking por modelo
Fevereiro 2014
Class. | Carro |
Unidades |
1º | Gol |
14.079 |
2º | Strada |
13.454 |
3º | Palio |
13.018 |
4º | Uno |
10.411 |
5º | Onix |
9.561 |
6º | Siena |
9.327 |
7º | Fox |
9.293 |
8º | Fiesta hatch |
8.916 |
9º | HB20 |
8.820 |
10º | Sandero |
6.317 |
Ranking por modelo
Março 2014
Class. |
Carro |
Unidades |
1º |
Strada |
13.019 |
2º |
Palio |
12.856 |
3º |
Gol |
12.529 |
4º |
Ônix |
12.199 |
5º |
Uno |
10.275 |
6º |
Fiesta Hatch |
9.043 |
7º |
HB 20 |
8.311 |
8º |
Siena |
7.716 |
9º |
Fox |
7.313 |
10º |
Sandero |
6.005 |