Volkswagen do Brasil integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

VW conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão que contempla um Comitê de Diversidade formado pelo Board da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão

À véspera do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ (28/6), a Volkswagen do Brasil anuncia sua adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ como parte da estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. A Volkswagen se tornou signatária do Fórum em cerimônia realizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença do CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, demais representantes do Comitê Executivo da Volkswagen, representantes do Fórum, Representação Interna de Empregados da empresa e colaboradores que integram o grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil.

“Há 70 anos no Brasil, a Volkswagen está em constante evolução e trabalha para ser uma empresa cada vez mais humana, diversa e próxima das pessoas. A adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ reforça o compromisso da empresa com a valorização das pessoas e o respeito às diferenças. Na Nossa VW, reconhecemos que a diversidade, a equidade, a inclusão e o pertencimento são pilares fundamentais para que os colaboradores se sintam bem no ambiente de trabalho”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, que assinou a adesão ao Fórum em nome da empresa.

Com a adesão, a Volkswagen do Brasil se responsabiliza em atuar de acordo com os 10 compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão. Desde 2022, a VW desenvolve um trabalho de governança corporativa que contempla um Comitê de Diversidade formado por todo o Comitê Executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.

A empresa mantém grupos de diálogo compostos por pessoas colaboradoras para desenvolver ações em cinco eixos: LGBTI+, gênero, gerações, raça & etnias e PcD (pessoas com deficiência). As iniciativas incluem comunicações, treinamentos, políticas internas e ações sociais coordenadas pela área de Diversidade & Inclusão.

A Volkswagen do Brasil também realizou seu 1º Censo da Diversidade, em 2022, com participação voluntária e confidencial, mapeando o perfil dos colaboradores para promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo.

“Construímos, enquanto Volkswagen, uma conexão muito forte com as pessoas do País ao longo desses 70 anos. E sabemos da nossa responsabilidade de seguir influenciando e protagonizando o futuro, partindo de nossa cultura, por meio de atuação e posicionamento claros sobre temas essenciais como diversidade, equidade e inclusão. Queremos que as pessoas sejam seguras para ser quem são, e não deixem uma parte de si fora da empresa. Acreditamos que unir forças é o caminho para realizarmos uma transformação além da empresa, já que o ambiente corporativo deve ser protagonista da transformação social”, afirmou Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul e sponsor dos grupos de diálogo.

“A estratégia de Diversidade & Inclusão é parte fundamental do posicionamento de marca da Volkswagen do Brasil. As pessoas estão no centro de todas as nossas ações, seja estratégias de Vendas e Pós-vendas, com foco total no cliente, como também iniciativas de marketing destacando a diversidade. Tudo isso reflete uma atitude genuína da empresa em prol da valorização e respeito ao fator humano e suas diferenças”, disse Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo (LGBTI+).

Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, destaca que: “estamos vivendo um momento muito rico e de mudanças em vários campos, incluindo o tema da diversidade sexual e de gênero, que passou a compor as iniciativas de diversidade, de gestão de pessoas e de relacionamento com todos os stakeholders de empresas mais avançadas. A Volkswagen está se juntando ao Fórum porque está nesse bom caminho das transformações que a coloca como empresa relevante para o século 21, cheio de exigências novas e de muitas possibilidades. Fará um bem imenso ao Fórum e ao conjunto de empresas signatárias que a Volkswagen traga seu olhar, seu compromisso, suas práticas e vontade de avançar.”

A Volkswagen do Brasil desenvolve várias ações em prol da Diversidade & Inclusão de diversos públicos. No pilar gênero, a marca tem a meta de alcançar 30% de mulheres na liderança até 2025.

Nesse sentido, a Volkswagen do Brasil também foi a primeira fabricante de veículos do País a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária, em 2022, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).

A operação, realizada com o Bradesco, foi fechada no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, e está atrelada a compromissos claros da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações. Essa meta, por exemplo, visa elevar, até 2024, de 14% para 26% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deve subir de 9% para 25%.

Os processos seletivos da Volkswagen do Brasil para novos estagiários e trainees também contam com algumas vagas afirmativas para públicos de diversidade, entre outras iniciativas que reafirmam o compromisso da empresa com a Diversidade & Inclusão.

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