A Volkswagen irá expor no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, entre 30 de outubro e 9 de novembro, uma versão do Fusca projetada com o dinamismo como foco central: o novo GSR. O exclusivo e potente modelo, com 211 cv (155 kW), foi apresentado mundialmente em fevereiro de 2013, no Salão de Chicago (Estados Unidos).
GSR – uma sigla marcante com um antecessor lendário: o “Yellow/Black Racer”, baseado no Beetle 1303 S. Assim como o Fusca GSR, apenas 3.500 exemplares do modelo anterior foram produzidos.
Há cerca de 40 anos, a série mais esportiva do Fusca em todos os tempos fez sua estreia. Sua carroceria amarela e preta o tornou imediatamente reconhecível. Agora, a Volkswagen está escrevendo mais um capítulo na história desse carro icônico, com o novo Fusca GSR. Como seu antecessor, a atual versão também está sendo lançada com uma pintura em duas cores.
Para criar o visual do Fusca GSR a Volkswagen reinterpretou em todos os sentidos o conceito do GSR da década de 1970 para os tempos modernos. Como no GSR do passado, a carroceria da nova versão é amarela (as letras G e S vêm do alemão “Gelb”, amarelo, e “Schwarz”, preto). O capô e a tampa do porta-malas do Fusca 1973 eram pintados em preto fosco, assim como os para-choques. Faixas decorativas pretas sob as janelas e faixas laterais preto e amarelas sobre as soleiras complementavam o visual.
Agora, o amarelo e o preto fazem uma ligação entre o antigo e o novo: o capô e a tampa do porta-malas do novo Fusca GSR são novamente pretos, mas no novo modelo o teto e a carenagem dos espelhos externos têm a mesma cor. Faixas em preto e amarelo, com o logotipo “GSR” sobre as soleiras laterais, criam uma silhueta única. Para-choques amarelos com o novo design R-Line e um defletor de ar traseiro, nas mesmas cores, completam o visual do GSR. Diferentemente do antigo Fusca, o Fusca GSR também pode ser encomendado, alternativamente, na combinação Cinza Platinum e Preto.
As rodas de aço de 15 polegadas (com pneus tamanho 175), que eram comuns 40 anos atrás, mesmo para carros esportivos, deram lugar às rodas liga leve “Tornado” de 19 polegadas, com pneus 235/40, do Fusca GSR.
O interior preto/amarelo do GSR do passado exibia um volante esportivo de couro e bancos esportivos adequados à performance dinâmica do carro. Quatro décadas depois, o caráter especial do GSR é marcado pelos bancos esportivos R-Line para competição (com forração de tecido e costuras amarelas contrastantes), o volante esportivo forrado de couro (também com costuras amarelas) com o logotipo R-Line e o logotipo especial da edição limitada (numerado de 1 a 3.500). O carro também ostenta um painel especial R-Line, alavanca de câmbio GSR, alavanca do freio de mão de couro e tapetes pretos, com bordados em amarelo.
Há cerca de 40 anos, o Fusca amarelo e preto precisou de apenas 50 cv para virar o mundo dos carros compactos de ponta-cabeça. Desde então, porém, o mundo ficou muito mais rápido. O novo Fusca GSR, com seu motor de 211 cv a 5.500 rpm, precisa de apenas 6,9 segundos para acelerar até 100 km/h. Ele chega à velocidade máxima de 224 km/h. As características de torque do Fusca GSR são ainda mais impressionantes que o simples desempenho na estrada. A partir de apenas 2.000 rpm, o motor turbo já alcança seu torque máximo, de 28,6 kgfm (280 Nm) .
A combinação de performance, design, equipamento e o número limitado de carros garantirão que o Fusca GSR se transforme rapidamente em um item de coleção. O mesmo ocorreu com o Beetle 1303 S, que hoje é uma das mais caras e procuradas versões dos anos 1970 do carro que, na época, era o mais bem sucedido no mundo. Será interessante saber o quanto valerá o Fusca GSR no ano 2053.