Após sua entrada na F1, Alpine continua acelerando nas categoias de ponta do esporte a motor, com a participação na caetgoria de protótipos LMP1 do Mundial de Endurance (WEC) a partir da próxima temporada
A parceria formada entre a Alpine e a equipe Signatech conquistou os títulos de pilotos e equipes desde que entrou para o campeonato European Le Mans Series, em 2013, repetindo a mesma dobradinha em 2014. Um ano mais tarde, ‘Les Bleus’ elevaram ainda mais o patamar ao participar do Campeonato Mundial FIA WEC. Mais uma vez, a Alpine mostrou do que é capaz ao conquistar dois títulos mundiais, vencendo também três das quatro últimas edições das 24 Horas de Le Mans, na categoria LMP2.
Com uma invejável lista de premiações, a Alpine abraça hoje um novo desafio, oficializando sua participação na LMP1, a principal categoria do Campeonato Mundial FIA WEC e das 24 Horas de Le Mans, a partir de 2021.
Ao integrar o nível mais alto dos esportes a motor, este novo projeto demonstra a crescente ambição da Alpine, uma marca que nasceu das competições para as competições. A partir do próximo ano, a marca do A em forma de flecha será uma das únicas montadoras a participar simultaneamente do mais alto nível dos dois campeonatos mundiais reconhecidos pela FIA, ao mesmo tempo em que desenvolve um programa completo de competições de clientes, com o Alpine A110 Cup, GT4 e Rally.
Apesar das aparentes semelhanças, as categorias LMP1 e LMP2 têm duas filosofias bastante distintas. Enquanto que a categoria LMP2 é reservada às equipes independentes, com um chassi regulamentado e um motor único, a categoria LMP1 recebe equipes de fábrica, que são isentas destas restrições. As equipes podem escolher livremente usar potência adicional, menor peso, aerodinâmicas mais complexas e seus pilotos, independentemente de sua categorização resultar em tempos de volta muito mais rápidos.
Há muito tempo aguardado, este retorno ao mais alto nível da categoria de Endurance se insere na história e no DNA da marca, que já havia participado onze vezes das 24 Horas de Le Mans, entre 1963 e 1978. A Alpine já ganhou tudo, desde o Índice Energético em 1964, 1966 e 1968, o Índice de Performance em 1968 e 1969, sete vitórias de classe – número que agora já chega a dez – e, sobretudo, a vitória na Classificação Geral Absoluta em 1978, com o Alpine A442B pilotado por Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi.
Fiel aos valores que a movem desde 1955, a Alpine abraça este desafio com humildade e confiança, para tentar balançar a ordem estabelecida, oferecendo um espetáculo de qualidade aos amantes das corridas de endurance. E para marcar a categoria que é sua marca registrada, a equipe Alpine Endurance Team se apoiará nas novas oportunidades oferecidas pelas evoluções no regulamento da categoria principal para 2021.
Promotora do Campeonato Mundial FIA WEC e das 24 Horas de Le Mans, a ACO autorizará a participação na categoria LMP1 junto com os novos hipercarros no próximo ano, graças ao equilíbrio de performances (BoP), que garante o equilíbrio de chances de vitória entre todos os participantes.
No início das provas, a Alpine apresentará um protótipo LMP1 Alpine concebido com base em um chassi Oreca e um motor Gibson, que já mostraram do que são capazes. Este conjunto se beneficiará de toda a expertise técnica da Oreca e da Signatech para atingir um nível de performance que permita brigar com seus concorrentes pela vitória. Também estão sendo estudadas potenciais sinergias com a escuderia de F1.
Nos próximos meses, a Alpine Endurance Team vai revelar seu protótipo LMP1, suas cores e sua equipe, antes de iniciar seu programa de testes.