WINGS E CESAR ANUNCIAM ACORDO PARA DESENVOLVIMENTO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA GESTÃO DE FROTA

IA permitirá que o VAI entregue ao gestor da frota dados extraídos e interpretados dos veículos em tempo real

Antenada às mudanças do mercado e buscando sempre oferecer o que há de mais moderno para seus clientes, a Wings – empresa brasileira especializada em tecnologia automotiva – assinou contrato de cooperação com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) para desenvolvimento e implementação de Inteligência Artificial para o VAI, plataforma de carro conectado para diversos modelos de negócios, como locadoras, seguradoras e concessionárias.

Com a chegada da Inteligência Artificial, o VAI ficará ainda mais assertivo. Com capacidade de processamento e análise de mais de 600 mil pacotes de informações por minuto, a tecnologia permitirá que o gestor da frota tenha acesso aos dados extraídos e interpretados dos veículos em tempo real. A Inteligência Artificial permitirá, também, que sejam identificadas situações de roubos e furtos ainda durante a ação, além do monitoramento da forma com que os motoristas conduzem os veículos – desde uma simples variação na pressão feita no pedal até mudanças bruscas de faixa.

“O grande diferencial da IA é o processamento de alto volume de dados com uma capacidade de interpretação e análise que um ser humano não possui. A ferramenta poderá, por exemplo, dizer que um carro está sendo conduzido por um motorista diferente do autorizado, com 97% de precisão. Isso ajuda a identificar roubos, desvio de políticas de uso de veículos de empresa e fraude na identificação de motoristas contratados”, explica João Marcelo Barros, co-fundador da Wings.

Com o uso da Inteligência Artificial o gestor da frota também poderá interagir com o sistema perguntando, por exemplo, quais os motoristas com melhor hábito de condução, o motivo do consumo de um carro específico ser inferior a outro, ou até mesmo solicitar alertas de veículos da frota parados por mais de 20 minutos, de maneira 100% interativa, assim como ocorre em sistemas como Chat GPT.

“Com o desenvolvimento dessa tecnologia para o VAI vamos trazer mais segurança na proteção dos ativos das empresas e promover ganhos operacionais. Entendemos que a capacidade que a IA agrega à telemetria mudará por completo a indústria automotiva”, reforça João Marcelo.

A expectativa é de que as primeiras funções de IA estejam disponíveis no VAI em quatro meses. Todos os dispositivos serão atualizados com a nova tecnologia sem custo para os clientes.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes