Eliminar desperdícios e aperfeiçoar constantemente os processos de produção já faz parte da cultura da ZEN. Para avançar neste sentido, a empresa catarinenese forma, na próxima quinta-feira (21), 11 profissionais da área administrativa que vão atuar como agentes do sistema Lean de melhoria contínua. Com isso, a ZEN amplia para 141 o total dos chamados “Agentes Lean” dentro da empresa, o que reforça ainda mais a força desse modelo de gestão nas suas condutas e forma de planejar os negócios.
O papel do Agente Lean é atuar como um multiplicador junto aos seus colegas de trabalho. Ele ajuda na divulgação dos conceitos do sistema, que enfatiza a redução de perdas para tornar os processos internos mais produtivos. “É uma cultura de educação contínua que tem como alvo conscientizar os funcionários de que, ao adotar comportamentos e atitudes que combatam os desperdícios, é possível contribuir com a empresa para que ela se torne mais produtiva, competitiva e rentável”, afirma Joziel Corrêa, especialista em Melhoria Contínua da ZEN.
Durante as aulas para formação dos agentes, os participantes aplicaram os conceitos da filosofia Lean e, com base nisso, desenvolveram projetos para eliminar desperdícios em suas atividades cotidianas. Entre os projetos apresentados, destacaram-se dois trabalhos: a melhoria da distribuição das mercadorias, que reduziu a movimentação de pessoas e de ferramentas e, consequentemente, elevou a produtividade no atendimento da equipe do almoxarifado da ferramentaria; e o outro, que otimizou o processo de cotação em 60%.
Segundo Corrêa, o curso ajuda a promover mudanças comportamentais profundas nos colaboradores. “Ele passa a ter um olhar mais crítico em relação ao ambiente de trabalho e busca por mais soluções criativas para eliminar a causa raiz dos problemas”, afirma. O especialista ainda destaca outras vantagens no ambiente de trabalho. “A equipe trabalha mais engajada, como um time mesmo. Além disso, melhoramos a disciplina aos padrões da empresa e a organização das áreas por meio da aplicação do 5S”, diz.
O 5S é uma das ferramentas do Sistema Lean que ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades de melhorias. A metodologia está baseada em cinco palavras japonesas seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke, que foram traduzidas como senso de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.