A partir de segunda-feira, 11 de julho, os motoristas que procurarem vaga de estacionamento nas ruas de São Paulo já podem comprar o CAD (Cartão Azul Digital) pelo aplicativo Vaga Inteligente da Estapar.
A novidade, anunciada pela Prefeitura de São Paulo, garante total autonomia para os usuários das 38.921 vagas da Zona Azul da capital que a partir de agora não precisam mais afixar a cartela no para-brisa do veículo e nem comprar talões em bancas de jornal ou outros intermediários.
A fiscalização será feita de modo eletrônico pelo agente de trânsito –que confere o pagamento pela placa do carro, coibindo fraudes e garantindo total transparência. São Paulo será a primeira grande capital do Brasil a implantar a Zona Azul Digital, o mais moderno sistema eletrônico de gestão de vagas em vias públicas no país, melhorando a rotatividade das vagas e democratizando ainda mais o espaço público.
Durante o chamamento da prefeitura, iniciado em março deste ano, a Estapar foi a primeira empresa a apresentar a solução tecnológica para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), tanto para sistemas operacionais iOS quanto para Android.
Após o período de testes pelas áreas técnicas da CET e atendendo a todos os requisitos exigidos, a Estapar foi homologada para comercializar o CAD, por meio do aplicativo Vaga Inteligente. Com a novidade, o moderno sistema de venda do Cartão Azul Digital se coloca como alternativa à antiga comercialização de talões e cartelas.
O valor pago pelo aplicativo será o mesmo das cartelinhas:
- 01 Cartão de Zona Azul (CAD) no aplicativo custa R$ 5,00 (que vale uma hora de uso)
- 01 Talão de Zona Azul (10 CADs) no aplicativo será vendido com desconto e custará R$ 45,00 (que valem 10 horas de uso)
Também estão mantidos os horários regulamentados para o estacionamento que ficarão visíveis nas placas de Zona Azul afixadas na cidade.
Como funciona a Zona Azul pelo aplicativo
Após o usuário fazer o download do aplicativo em www.estapar.com.br/zadsp ou nas lojas da Apple Store e Google Play Store, basta se cadastrar com e-mail e senha e preencher os dados solicitados.
Em seguida, é necessário apenas acessar o ícone “Utilizar Zona Azul”, preencher as informações pedidas, como local e placa do veículo, selecionar o tempo de uso e confirmar o valor.
Feito isso, basta registrar um cartão de crédito para efetuar o pagamento e pronto, os créditos já podem ser utilizados.
O aplicativo Vaga Inteligente enviará um alerta para o celular do motorista minutos antes do vencimento, avisando se é possível estender o prazo ou não na vaga, sempre respeitando as regras da CET. A renovação, caso seja permitida, será validada pelo sistema.
Outra funcionalidade é o “Buscar Seu Carro”, que permite ao usuário gravar a localização exata em que seu veiculo foi estacionado, auxiliando-o assim a encontrá-lo na volta.