As vendas de automóveis no Brasil caíram mais de 26% no em 2015; porém, uma categoria que merece destaque por ter crescido mais de 4% em período recessão é a dos modelos SUV (Sport Utility Vehicle). Em consequência desse aumento de SUVs nas ruas brasileiras, crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para manter o veículo em ordem. Em números, o Brasil contém mais de 8 milhões desses modelos circulando. Até o final de 2016, mais 12 modelos SUV estarão disponíveis no mercado.
Com um perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir e manter o conforto no carro. De acordo a Della Via, empresa ligada à Associação Brasileira de Revendedores de Pneus (ABRAPNEUS), os pneus desse modelo de carro se diferenciam pelo perfil mais alto, e o uso misto em situações urbanas e fora do asfalto. Esses pneus são desenvolvidos e instalados nos SUVs para suportarem o uso em variadas situações e nos diversos terrenos, já que muitos modelos são equipados com trações 4×4.
Apesar das medidas e uso diferentes, o primeiro item do pneu de um SUV é a calibragem. A Della Via destaca que a calibragem deve ser feita semana ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on road e off road), respectivamente. Se o procedimento da calibragem não for feito corretamente, pode causar danos na estrutura do pneu, diminuindo o tempo de vida útil do item.
Para ajudar a manter o pneu calibrado, vale destacar a proteção correta das válvulas de ar. Veículos utilizados em percurso off roaduma dica importante para manutenção da calibragem é manter as válvulas com as tampinhas. Caso contrário, a presença de barro pode trazer danos nas válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros.
Além da calibragem em dia, o proprietário deve prestar atenção no balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados. A escolha de um pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. E sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo. O presidente da entidade informa que, devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do veículo.