Chegou a vez da Fiat Toro: a campeão do Prêmio Carsughi L´Auto Preferita na categoria picapes médias. Pois bem, este novo segmento de picapes no Brasil, o de picapes médias, vem fazendo sucesso. A Renault , por exemplo, tem a picape derivada do Duster, a Oroch e a Fiat criou um carro totalmente novo, não derivado de nenhum produto anterior.
Comprova-se esse fato inicialmente olhando para o design do carro, arrojado, destemido, diferente do DNA Fiat até agora. Novas linhas arredondadas, grades grandes, faróis elípticos em formato de olho de gato , dão a essa picape a imagem de robustez sem perder o charme de um carro. A Fiat arriscou-se a afirmar que criou um novo segmento, o SUP( SUV+picape), pois a Toro oferece o conforto de um carro com os atributos de picape.
Suas dimensões são: comprimento de 4.920 mm; altura de 1.740 mm; largura de 1.840 mm, distância entre eixos de 2.990 mm e peso de 1.871 kg. Sua caçamba tem capacidade de 820 litros. A Fiat Toro Volcano é equipada com O motor é o mesmo 2.0 turbodiesel que trabalha em conjunto com a transmissão automática de nove velocidades da Jeep e tração 4X4. São 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque máximo, este último já disponível em 1.750 giros.
A grande inovação vem a tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. Leve e prática, a tampa facilita muito o acesso ao compartimento de cargas ― a grande caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu inédito e exclusivo extensor, aumentando o comprimento da caçamba e permitindo maior praticidade e eliminando o problema de dificultar o acesso à carga
Internamente, a Fiat Toro Volcano é completa. Bancos revestidos em couro preto, costuras no volante, tapetes com o logo TORO bordado, acabamentos em black piano, ar condicionado dual zone digital são apenas alguns dos inúmeros itens de beleza. Isso sem contar sem deixar de falar em todos os controles de segurança passiva e ativa como ABS, EBD e toda a sopa de letrinhas já conhecida.
Destaque ainda para a ergonomia dos comandos, bem acertados, com exceção da regulagem dos espelhos, perto da alça de abertura da porta. O volante tem vários comandos que auxiliam o acesso ao sistema multimídia privilegiando a segurança do motorista ao não desviar o olhar da estrada.
A avaliação da Fiat Toro Volcano foi de quase 10 dias entre trechos urbanos e estradas. Até fizemos uma viagem ao Guarujá. E como ela se saiu? Foi bem e, ao que tudo indica, até certo ponto econômica. Sua altura ajuda a passar em trechos alagados. Espaço de sobra interno, além da boa caçamba. O comportamento da Toro é o de um sedã médio, enriquecido pela capacidade de carga de até uma tonelada. Mereceu sim o Prêmio Carsughi L’Auto Preferita.