Pesquisa:  86% da cor dos carros não combina com personalidade do proprietário

Uma das marcas de automóveis que está sempre preocupada com os seus clientes é a Nissan. Por este motivo fez uma pesquisa que detectou que a cor da grande maioria dos veículos não combina com a personalidade de seus proprietários. A surpresa foi constatada durante o estudo realizado pela marca em vários países da Europa, cujo resultado impressionante revelou que 86% dos participantes não souberam fazer a escolha certa na hora da compra.

A pesquisa descobriu que, apesar de atualmente existir muito mais opções de cores vibrantes e personalizações para a carroceria, os compradores ainda são muito conservadores na hora de comprar um carro novo.

A pesquisa foi feita pela Nissan para comemorar o lançamento das opções de personalização para mais modelos da Nissan na Europa. A marca descobriu que, com base em sua personalidade, aproximadamente um terço das pessoas que participaram da pesquisa deveria ter escolhido cores mais chamativas, como laranja, em vez dos tradicionais cinza e preto.

Para ajudar os consumidores, a Nissan aplicou recursos tecnológicos para desenvolver um Chatbot inovador em parceria com Karen Haller, uma verdadeira autoridade na área da psicologia da cor. Com mais de 20 anos de experiência, Karen tem trabalhado com várias marcas globais para compreender as decisões dos consumidores em relação à escolha de uma cor. Ativado via Facebook, o robô virtual apresenta a cor do carro que mais combina com a personalidade do usuário.

Aproximadamente 22% dos consumidores do novo Micra, por exemplo, estão optando por personalizar seu carro, número acima das expectativas da Nissan.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram criadas perguntas para quantificar a personalidade por meio da análise de comportamentos e preferências. Esta técnica já é usada para indicar a personalidade primária de uma pessoa, como, por exemplo, em testes realizados durante processos de recrutamento e seleção.

Outras constatações interessantes da pesquisa revelaram que:

  • A cor do carro de 86% dos participantes não combina com seu tipo de personalidade
  • Aproximadamente dois terços dos participantes escolheram cores mais tradicionais e conservadoras
  • 38% tem um carro cinza ou preto
  • 53% afirmaram que a cor tem um impacto na escolha do modelo
  • Mais da metade informou ter escolhido sua cor favorita

Com base em 5 mil respostas colhidas em países europeus, cores vibrantes como o laranja deveriam estar entre as mais pedidas. Estas cores representam a personalidade de pessoas otimistas, alegres e cheias de vida.

Karen comentou que: “Fatores sociais também fazem parte das escolhas. Por exemplo, em períodos de incertezas na economia, é comum as pessoas preferirem não arriscar e acabarem optando por uma paleta mais neutra, como preto, branco ou cinza. Por isso, não é de surpreender que dois terços dos proprietários de veículos tenham escolhido tons mais conservadores”.

Karen acrescentou que: “Frequentemente, nossas escolhas no tocante à cor são baseadas em aspirações. O preto é visto como uma cor aspiracional, sendo frequentemente associada a tecnologias de ponta e marcas inovadoras. Por isso, talvez não seja apenas uma questão de não querer arriscar. Pelo contrário – pode ser que os consumidores estejam escolhendo uma cor que eles associam ao segmento premium”.

Nossas escolhas em termos de cor nem sempre são determinadas por associações ou simbologias. Na verdade, estas percepções remontam à nossa infância e fazem parte de um complexo sistema inato, sobre o qual não temos controle algum.

As pessoas reagem à cor de diferentes formas e, com análises psicométricas feitas por especialistas como Karen Haller, é possível entender a relação entre os tipos de personalidade e as associações de cores.

Priyanka Gaitonde, Designer Sênior de Cores na Nissan Design Europa, comentou que: “Este novo Chatbot é uma forma inovadora de ampliar o trabalho que fizemos no estúdio de design para ajudar o consumidor a escolher a cor de carro que mais combina com sua personalidade”.

Porcentagem de participantes cuja cor do carro não combina com sua personalidade

Reino Unido Espanha Itália França Alemanha
81% 87% 90% 84% 87%

Participantes que escolheram cores mais tradicionais / conservadoras (branco, preto, cinza e prata)

Reino Unido Espanha Itália França Alemanha
56% 62% 72% 56% 64%

Participantes que têm um carro cinza ou preto

Reino Unido Espanha Itália França Alemanha
Cinza 10% 24% 34% 10% 10%
Preto 18% 17% 21% 18% 27%
28% 41% 55% 28% 37%

Participantes que informaram que a cor teve um impacto na escolha do veículo

Reino Unido Espanha Itália França Alemanha
39% 63% 63% 52% 47%

Participantes que afirmaram ter escolhido sua cor favorita

Reino Unido Espanha Itália França Alemanha
45% 63% 67% 53% 64%

*Pesquisa realizada pelo instituto OnePoll em julho de 2017; foram entrevistados 1.000 proprietários de veículos em 5 países – França, Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes