Turismo: Itália, uma viagem para os amantes do automobilismo

Escrito por: 

20/10/2018

Uma viagem pela região repleta de ícones do automobilismo mundial

As férias estão chegando e viajar é sempre bom. A região de Emilia Romagna, também é conhecida como a terra do motor. É precisamente o local que nasceu e cresceu um mito que se tornou um dos maiores símbolos do “Made in Italy”, a marca Ferrari.

Para os entusiastas do automóvel, a região reúne diversas opções como: o salão automóvel, o autódromo de Imola, o novo autódromo de Marzaglia,  Museu da Ferrari e o Museu Casa Enzo Ferrari.

Verdadeiro guardião do mito, o Museu Ferrari de Maranello, é visitado todos os anos por mais de 200 mil  pessoas de todo o mundo. Uma exposição que é continuamente renovada e que oferece uma oferta variada capaz de satisfazer tanto o conhecedor de carros históricos quanto o amante das corridas de carros.

Certamente, entre as áreas mais sugestivas, há uma em que são expostos cerca de 40 modelos, escolhidos em rotação, entre os mais prestigiados, provenientes de museus e colecionadores particulares; modelos que mostram a evolução do estilo e design da Ferrari.

Entre as muitas salas de exposições, uma delas dedicada à Fórmula 1 e aos amantes do “Cavallino”. Destaque para o “Hall da Vitória” que celebra os sucessos da Scuderia, através da exposição de carros “Campeão do Mundo 1999-2008”, dos 110 troféus e capacetes originais dos nove pilotos campeões do mundo, como Villeneuve, Berger, Mansell e Prost. Lá o visitante pode admirar um grande número de objetos que pertenciam a esses esportistas: de capacetes a luvas, de ternos a sapatos. Depois, há uma reconstrução real de um espaço da Ferrari contendo as peças desmontadas do carro da última temporada, na frente da parede está posicionado, o centro de controle de corrida e um posto avançado de telemetria: um show para não perder. Mas as surpresas não terminam, de fato, a área das caixas de som, onde as pessoas podem ouvir os sons de alguns dos principais motores de carros de Fórmula 1 e Gran Turismo na pista e na estrada, enquanto em outra sala do museu pode-se ver alguns dos motores mais recentes de 8 e 10 cilindros montados nos carros “monolugares” – “Scuderia Campioni del Mondo” de 1999 a 2008.

Finalmente, uma visita obrigatória à reconstrução do primeiro escritório de Enzo Ferrari, onde em 1929 começou o mito de “Rosso del Cavallino”. E é precisamente para o fabricante da marca Ferarri que outro importante museu é dedicado: o Museu Casa Enzo Ferrari em Modena. Este complexo museu construído nas ruínas da casa onde Enzo Ferrari nasceu em 1898 , deu lugar a construção de um edifício novo e design futurista. Os protagonistas da exposição são carros vindos de coleções e museus, símbolo das grandes marcas italianas. Os carros são cercados por janelas curvilíneas dentro do qual há uma rica documentação histórica, objetos, várias memórias e contribuições inéditas de áudio e vídeo.

O Museu dedicado a Enzo Ferrari tem como tema: “Se você pode sonhar, pode fazê-lo”. Objetos, fotos e documentos lembram sua história, através de corridas de carros esportivos, lugares, competições, os homens que o cercavam: do Circuito de Modena ao Aeródromo e à Mille Miglia; de Scaglietti, Fantuzzi, Stanguellini a Maserati, Pagani, De Tomaso e Alfa Romeo. Do outro lado, com um caminho multimídia permanente, os eventos mais marcantes de sua vida podem ser explorados.

Lugares únicos que reforçam a identidade do Vale do Motor de Emilia Romagna (Motor Valley) ainda mais forte, que ao longo do tempo já adquiriu uma importância e dimensão internacional.

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes