O ano apenas começou e já temos o que comemorar! Passamos de 193 iniciativas para 320 startups brasileiras que estão entregando soluções para as áreas de Logística, Transporte e Mobilidade, as já conhecidas como Autotechs.
Segundo o recente levantamento realizado pelo Liga Insights, em parceria com Derraik & Menezes, IGC Partners, Ambev, Cargill e VLI as Autotechs seguem divididas em 17 categorias, como BI / Data Analytics / Modelagem de dados; Drones e VANTs; E-hailing / E-sharing; Experiência de Compra e Venda; Ferramentas de Gestão / CRM; Field Services e Gestão de equipe; Finance & Insurance; Gestão de Frotas; Gestão e Cotação de Fretes / Trucking; Last-mile delivery / Logística Reversa / Entregas; Logística Verde; Marketplace Carros, Peças e Pesados; Mobilidade (Caronas / Coletivos / Comunidade / Elétricos / Não-motorizados / Rota); Monitoramento do veículo / Automação / Rastreamento; Parking; Roteirização; e Serviços de Manutenção.
Dentro do setor em que a Olho no Carro atua, ou seja, Experiência de Compra e Venda, notamos uma ampliação da demanda dos clientes por mais informações e dados relevantes antes de efetuar uma aquisição. Isso nos mostra o quanto é importante dar ouvidos e poderes aos consumidores.
Somente de posse de informações relevantes será possível fazer escolhas assertivas e que gerem valor agregado na aquisição de um carro. Além disso, não podemos esquecer que no quesito “experiência de compra”, o tempo é fator determinante na vida dos clientes. Portanto, as autotechs que atuam no setor devem entregar soluções que sejam capazes de cruzar uma grande gama de dados, em poucos minutos e entregá-los de forma objetiva em poucos cliques.
Além da vertical de Experiência de compra e venda, acredito que as grandes tendências das autotechs para 2020 devam se concentrar em Ferramentas de Gestão / CRM; Gestão de Frotas; Gestão e Cotação de Fretes / Trucking; Last-mile delivery / Logística Reversa / Entregas; Logística Verde.
Por isso, caro colega empreendedor, aposte suas fichas que o mercado de Autotechs irá, não apenas se expandir, mas se consolidar como um dos ecossistemas mais fortalecidos no Brasil em 2020.
Autor: Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro