Entre as recomendações, é importante monitorar os sistemas por meio de manômetro
A bomba de óleo é o coração do motor e responsável por fazer circular o lubrificante por todas as partes móveis do motor. Por isso, reparadores devem ter especial atenção ao fazer a manutenção do componente. “No momento de instalar a bomba de óleo é muito importante a selagem hidráulica, ou seja, carregá-la com óleo lubrificante para o preenchimento de todas as engrenagens, assim rapidamente ocorrerá o início da pressurização do sistema de lubrificação, fazendo com que todas as partes móveis recebam lubrificação adequada”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, ressaltando que, de acordo com a norma ABNT NBR 13032, de 2008, há a necessidade de efetuar a monitoramento da pressão do óleo com manômetro por alguns minutos.
Parte do sistema de arrefecimento, a bomba d’água tem como função fazer a circulação do líquido de arrefecimento por todo o sistema. Guimarães recomenda ficar atento ao líquido de arrefecimento, a troca deve ser feita nos intervalos recomendado pela montadora do veículo.
Na hora da troca do líquido deve-se utilizar água desmineralizada com aditivo, a mistura desses dois elementos deve ser na proporção correta. Também ressalta que, após a troca da bomba d’água, é necessário fazer a verificação da estanqueidade do sistema por meio de manômetro. “Com o motor frio, instala-se o manômetro com uma bomba especial no vaso expansor e se verifica a estanqueidade do sistema e assim observar se não há vazamentos por mangueiras, radiador, selo de bloco ou de cabeçote, câmara da válvula termostática ou até mesmo pela bomba d’água”, adverte. Com isto, o reparador garante que o sistema trabalhará adequadamente.
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o YouTube da Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=2TaDzx2Q7mY).